VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
18/11/2012 08:39:37
Desesperado, Palmeiras completa dez anos da queda à Série B
A campanha ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano teve um fim melancólico após a derrota por 4 a 3 para o Vitória, em Salvador.

GloboEsporte/HJ

\n \n Dez\n anos depois, o cenário é o mesmo. Na véspera do jogo que pode determinar a\n queda do Palmeiras para a Série B, neste domingo, contra o Flamengo, em Volta\n Redonda, o clube alviverde completa uma década do capítulo mais triste de sua\n história. Foi em um 17 de novembro, mas em 2002.
A campanha ruim no Campeonato\n Brasileiro daquele ano teve um fim melancólico após a derrota por 4 a 3 para o\n Vitória, em Salvador. Choro, vergonha e indignação que podem se repetir dez\n anos e um dia depois, caso os resultados não ajudem o Verdão.\n \n Desta\n vez, o Palmeiras teve (e ainda tem) aquilo que os principais envolvidos no\n primeiro rebaixamento lamentam: tempo para tentar se organizar e sair do\n buraco. Foram apenas 27 rodadas de competição, contra as 38 atuais – foi a\n última edição antes da adoção dos pontos corridos. A queda foi decretada com\n seis vitórias, nove empates e dez derrotas. Muito pouco, ainda mais para um\n time que não se achava tão ruim assim.\n \n No\n papel, não era mesmo. É só ter atenção à escalação daquele fatídico jogo contra\n o Vitória: Sergio, Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso; Paulo Assunção,\n Flávio, Zinho e Juninho; Muñoz e Itamar.Sem contar Léo Moura, Lopes e Nenê,\n que entraram no segundo tempo - clique aqui e veja a ficha técnica do jogo. No\n entanto, problemas ao longo da campanha minaram a capacidade do elenco.\n \n Logo\n após o primeiro jogo da campanha, o time perdeu o técnico Vanderlei Luxemburgo,\n que aceitou proposta maior do Cruzeiro – onde seria campeão brasileiro no ano\n seguinte.
\n Paulo César Gusmão comandou o time por uma rodada, e depois a diretoria contratou\n Flávio Teixeira, o Murtosa, mais conhecido por ser auxiliar do técnico Luiz\n Felipe Scolari\n \n Foram\n apenas quatro jogos de experiência, com uma vitória e três derrotas. A passagem\n sem brilho terminou com um 5 a 1 diante do Paraná Clube, em Curitiba. Karmino\n Colombini comandou um jogo de forma interina, e Levir Culpi encerrou a campanha\n com 18 jogos: cinco vitórias, seis empates e sete derrotas.\n \n \n \n \n