VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
23/02/2019 12:00:00
Elogiado por Marques, respaldado por Felipão, 9 "raiz": credenciais de Papagaio, reforço do Atlético-MG

Globo Esporte/LD

Ricardo Oliveira, a partir de agora, tem mais uma "sombra" no Atlético-MG. O Galo apresentou, nessa sexta, o centroavante Rafael Papagaio, de 19 anos. Assinou um contrato de empréstimo, até o fim do ano. Mas quem é Papagaio? O garoto pouco jogou no profissional do Palmeiras, seu clube de origem, e é natural que boa parte da torcida atleticana não o conheça. É claro que a avaliação será apenas após a participação em campo do atacante, mas fato é que ele chega com boas credenciais.

Nessa sexta-feira, na apresentação de Papagaio, Marques fez uma "introdução" animadora. Tratou o atacante como uma grande revelação do futebol nacional. E mostrou que o acompanha há muito tempo.

  • Estamos apresentando mais um grande reforço para a nossa torcida. É uma grande revelação do futebol brasileiro. Pra quem não sabe, o Rafael Papagaio foi Seleção de futsal sub-17. Digo porque acompanho há muito tempo. Ano passado, acompanhando os trabalhos da base, vi muito todo o potencial que ele tem e, seguramente, vai desenvolver no Atlético, com a estrutura fantástica que temos.

Quem também conhece bem o garoto é Felipão, que viu Papagaio de perto, no Palmeiras. Por isso, Levir Culpi, comandante do Atlético-MG, ligou para o técnico palmeirense para pegar referências sobre o garoto.

  • Tive uma conversa com o Felipão sobre ele. Falou muito bem do Papagaio. Ele é um menino desinibido, já deu pra perceber. Mas isso não quer dizer nada. Ser introvertido ou desinibido. Tem que ver a bola rolando. A bola vai rolar, e aí ele vai ter que tomar atitude. Mas ele já tem um histórico, apesar de vir das categorias de base. É um finalizador, um jogador de área. Vamos ver como ele vai se adaptar. Com certeza contamos com ele. Porque na frente temos problema também. Temos o Alerrandro e o Ricardo (Oliveira). É pouco. O Ricardo não é jovem. Tem que ser administrada a parte física. Vai ser importante. Todos serão utilizados, com certeza - disse o técnico do Galo.

O próprio Papagaio também chegou ao Galo distribuindo suas credenciais. E ele deixa claro: é um 9 "raiz", que joga dentro da área e que segura bem a responsabilidade de ter que fazer os gols.

  • Sou um atacante bastante técnico, de muita força no último terço do campo. Tenho boa finalização. E não sou muito um centroavante que busca sair da área. Busco ficar bem fixo na área, mas também com mobilidade. Gosto de dar bastante assistência também, ajudar os companheiros.

Felipe Zito, setorista do Palmeiras no GloboEsporte.com, acrescenta algumas informações sobre o novo jogador atleticano.

  • Com origem do futsal, Papagaio se consolidou como titular do time sub-20 do Palmeiras e como destaque da equipe na temporada passada. Além dos títulos do Paulistão e do Brasileirão da categoria, o atacante foi o principal goleador do Verdão no ano, com 37 gols marcados. Centroavante, o jogador de 19 anos tem como característica a boa finalização. Ele faz bem o papel de pivô, sabendo usar o corpo na disputa contra os marcadores, mas pode procurar o jogo pelos lados sem se distanciar muito da área, onde mostra ter potencial para ser mais eficiente.