Globo Esporte/LD
A atual campeã está fora. Simona Halep, número 3 do mundo, foi surpreendida nesta quinta-feira pela jovem estrela americana Amanda Anisimova (51ª do ranking), de apenas 17 anos, e caiu nas quartas de final de Roland Garros por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.
Com o resultado, Halep terá uma forte queda no ranking por não conseguir defender os pontos de atual campeã em Roland Garros. A romena, ex-número 1 do mundo, passará a ocupar a 8ª posição da WTA a partir da próxima semana.
Amanda Anisimova, por outro lado, segue sua forte ascensão na atual temporada. A americana tinha chegado às oitavas de final no Aberto da Austrália de forma surpreendente e agora alcança uma improvável semifinal em Roland Garros, batendo a principal favorita em seu caminho. Semifinalista, ela garante uma subida de 25 posições até o momento e passará a ser ao menos a 26ª do mundo.
Por uma vaga na decisão, Anisimova terá pelo caminho a australiana Ashleigh Barty (8ª), que venceu também nesta quinta-feira a americana Madison Keys (14ª) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5. Barty, de 23 anos, vive um grande momento na atual temporada tendo conquistado o WTA Premier de Miami, em março, e pode saltar para o segundo lugar do ranking caso chegue ao título em Roland Garros.
A jovem Anisimova chegou a cruzar o caminho de Bia Haddad Maia em abril deste ano. Na ocasião, a brasileira teve chances para fechar o jogo em 2 sets a 0, mas viu a americana crescer na disputa e virar a partida válida pelas semifinais do WTA de Bogotá. Na sequência, a jovem de 17 anos chegou ao seu primeiro título profissional.