VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
02/07/2015 07:41:00
EUA pedem extradição de executivos da Fifa presos na Suíça
Executivos suspeitos de corrupção foram presos em 27 de maio, em Zurique. Entre os detidos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

G1/PCS

Foto de arquivo de 28/11/2013 mostra o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin (Foto: J. F. Diorio / Estadão Conteúdo)

A Suíça informou nesta quinta-feira (2) que recebeu um pedido de extradição dos sete presos suspeitos de corrupção no futebol ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa feito pelo governo dos Estados Unidos, informam as agências internacionais de notícias France Presse (AFP) e BBC.

O grupo está detido desde o dia 27 de maio, quando uma grande operação foi desencadeada pelo Bureau de Investigação Federal (FBI) e pela polícia suíça.

Entre os sete presos no escândalo está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

A Suíça, no entanto, ainda não respondeu ao pedido norte-americano

Os pedidos de extradição foram apresentados ao Escritório da Justiça Federal da Suíça (FOJ, na sigla em inglês).

Os sete executivos da Fifa presos em Zurique estão entre 14 funcionários da entidade que controla o futebol mundial indiciados sob a suspeita de corrupção.

Segundo a BBC, os suspeitos teriam 14 dias para recorrer do pedido de extradição aos EUA.

Jeffrey Webb, vice-presidente da Fifa, encarregado das Américas do Norte e Central, também está entre sete presos após ação em um hotel de luxo na manhã de 27 de maio.

Os detidos estão em prisões em torno da região de Zurique.