VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
17/02/2017 16:16:00
Ferj assume erro no registro de atletas do Vasco, que não será denunciado

Globo Esporte/LD

A Ferj assumiu na tarde desta sexta-feira que errou no registro dos jogadores Jean e Gilberto, do Vasco da Gama. Sendo assim, o clube não será mais denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva por ter colocado os dois em campo na partida contra o Resende, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

  • Recebi os documentos. Foi tudo feito corretamente. Houve um erro de sistema da Ferj. Não haverá denúncia - afirmou André Valentim, procurador do Tribunal de Justiça Desportiva.

Em comunicado, o TJD diz que "de acordo com as informações prestadas pela FERJ, a documentação exigida para registro, inscrição e inclusão dos atletas Gilberto Moraes Junior e Jean Carlos de Souza Irmer na relação de atletas inscritos foi encaminhada pelo CR Vasco da Gama e recepcionada pela FERJ, sob protocolo, no dia 2 de fevereiro do corrente ano. Portanto, dentro do prazo estabelecido. Entenda o caso

O regulamento do Carioca indica que, até a quarta rodada, um jogador precisa ser inscrito até dois dias úteis antes da partida e aparecer sem pendências no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas) até o dia útil anterior. Jean figurou na lista de inscritos no dia 3 de fevereiro, mas só teve o nome publicado no Bira no dia 6 – a partida ocorreu no dia 5. O caso de Gilberto é parecido – foi inscrito no dia 2 e apareceu no Bira no dia 6. (Veja abaixo as inscrições dos atletas no Bira e as datas).

Em São Januário, o argumento da diretoria é que houve um erro da Ferj. O clube se apoia no fato de que tanto Gilberto quanto Jean apareceram no Boletim Informativo Diário da CBF antes. O entendimento é de que os atletas não poderiam estar inscritos na CBF sem estar regularizados na federação – que teria demorado para colocá-los no Bira.

Pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, um clube punido por “incluir na equipe atleta em situação irregular” perde três pontos, além dos conquistados na partida em questão – no caso a vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Resende. Além disso, está prevista multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

O que dizem os clubes interessados:

Volta Redonda e Resende disputam com o Vasco a última vaga do Grupo C para as semifinais da Taça Guanabara. O Cruz-Maltino tem seis pontos, mesma pontuação do Voltaço e dois pontos a mais do Resende.

Em nota, o Volta Redonda comunicou: "O departamento jurídico do Volta Redonda tomou ciência do caso e já está analisando a documentação para se manifestar com mais propriedade sobre o assunto". O Resende, por sua vez, disse que não irá se pronunciar no momento.