VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
26/05/2017 16:33:00
Fernando Diniz pausa carreira como técnico e vira consultor no Audax

Globo Esporte/LD

Um dos treinadores mais badalados da última temporada passa por um período diferente na carreira. Vice-campeão paulista com o Audax na temporada passada e rebaixado para a Série A2 neste ano, Fernando Diniz deixou o comando técnico do time de Osasco para exercer a função de consultor técnico.

Fernando Diniz é contratado pelo Audax em regime CLT e entrou em acordo com a diretoria do time de Osasco para exercer outra função no segundo semestre: a de consultor técnico. O Audax disputa atualmente a Série D do Campeonato Brasileiro.

O treinador e a direção do Audax entraram em um acordo para que Diniz siga no clube, mas auxiliando em funções extracampo, acompanhando jogos e amistosos das categorias de base, aconselhando jovens jogadores e sendo uma espécie de consultor do time profissional.

– Ele é funcionário CLT. Por um acordo entre ele e o clube [optou por deixar o cargo de treinador]. Está no dia a dia dando consultoria aos profissionais do clube – disse Nei Teixeira, diretor de futebol do Audax. 

O técnico comandava o Audax há cinco temporadas. Ele esteve à frente do time em todas as participações na elite do Paulista e também participou da campanha de acesso em 2013. Na temporada passada, conseguiu levar o time ao vice-campeonato paulista, conquistando vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil.

Ainda em 2016, o Audax firmou parceria com o Oeste para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a mescla de jogadores e sob o comando de Diniz, o time escapou do rebaixamento à Série C apenas na última rodada. Com a parceria desfeita, o treinador retornou ao time de Osasco na disputa do estadual deste ano.

Apesar de não repetir a boa campanha, o treinador seguiu firme, com o apoio da diretoria, com seu estilo do jogo e identificação com o clube, mas acabou sendo rebaixado para a Série A2 do estadual. O retrospecto do treinador em 112 jogos no comando do Audax é de 51%, com 50 vitórias, 31 empates e 31 derrotas.

Nos bastidores comenta-se que a relação entre Fernando Diniz e Mário Teixeira, proprietário do Audax, não é mais a mesma e esse foi um dos motivos pelo qual o treinador não aceitou comandar a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro. Antes reticente a uma proposta – Diniz chegou a deixar claro que não ouviria uma possível sondagem do Corinthians na temporada passada –, agora a possibilidade do treinador aceitar dirigir um clube de Série A ou B do Brasileiro existe. Ele, inclusive, é frenquentemente sondado por várias equipes.

Para topar assumir um novo projeto, o principal fator levado em consideração por Diniz é o respaldo quanto aos seus métodos de treinamento e trabalho. O treinador gosta de indicar os jogadores que encaixam no seu estilo e forma de jogar, além de sofrer interferência dentro e fora de campo.

O GloboEsporte.com tentou entrar em contato com Fernando Diniz diversas vezes, mas até a publicação da reportagem não obteve retorno do treinador.

FICHA TÉCNICA

Nome: Fernando Diniz Idade: 43 anos Clubes: Votoraty-SP, Paulista, Botafogo-SP, Atlético Sorocaba, Audax, Guaratinguetá, Paraná e Oeste. Prêmios: Melhor treinador do Campeonato Paulista 2016.