Globo Esporte/LD
Artilheiro do Palmeiras na temporada, Gabriel Jesus foi o jogador do elenco alviverde que mais aproveitou a "folga" de jogos. Enquanto os titulares venceram o Corinthians, no último sábado, e os reservas foram até João Pessoa para garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, o atacante aproveitou o período para se recuperar e se preservar para a reta final da temporada.
Neste sábado, às 16h (de Brasília), na arena, Jesus está pronto para enfrentar o Coritiba, na abertura da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro – jogo que dá ao Verdão a chance de ampliar a vantagem na liderança do torneio.
Contra o Flamengo, no dia 14 de setembro, o atacante chegou ao seu 37º jogo na temporada pelo Verdão, já igualando o número de partidas disputadas com a camisa palmeirense no ano passado. Mas a diferença de gols marcados mostra a mudança de status e a importância do garoto de 19 anos para o time de Cuca – foram sete em 2015, e já são 20 em 2016.
No segundo tempo da partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 11, Gabriel Jesus foi substituído após reclamar de dores na coxa esquerda. Como a lesão não poderia se agravar, e o atleta teve uma recuperação que surpreendeu a comissão técnica, ele foi escalado para enfrentar o Flamengo.
Após 90 minutos, e o gol marcado que deu ao Verdão o empate e a manutenção da liderança, o atacante teve de cumprir suspensão automática contra o Corinthians por causa do terceiro cartão amarelo. Diante do Botafogo-PB, na quarta-feira, ele foi um dos 11 atletas poupados da viagem a João Pessoa.
Líder do Brasileirão e classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras terá um calendário apertado de jogos nos próximos meses. Isso deve fazer Cuca rodar o elenco com mais frequência a partir de agora.
– Ele é um jogador diferenciado, importante para nós, mas o time também vive sem ele. O exemplo é sábado passado, contra o Corinthians, o time foi bem sem Gabriel (Jesus) e Vitor Hugo. Temos de falar de quem entrou bem também – disse Cuca, em entrevista coletiva.
Pelo calendário apertado e decisivo, há uma preocupação grande da comissão técnica do Palmeiras com a condição física e, principalmente, com a recuperação do elenco.
Próximo adversário: Coritiba Local: arena do Palmeiras, em São Paulo Data e horário: sábado, às 16h (de Brasília) Escalação provável: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Arouca (Thiago Santos), Tchê Tchê e Moisés; Erik (Róger Guedes), Dudu e Gabriel Jesus Desfalques: Cleiton Xavier, Edu Dracena, Gabriel, Fernando Prass e João Pedro Pendurados: Arouca, Matheus Sales, Cleiton Xavier, Dudu e Rafael Marques Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Flavio Gomes Barroca e Vinicius Melo de Lima (todos de RN) Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr e Wagner Vilaron) Tempo Real: GloboEsporte.com a partir das 15h