VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
18/12/2016 09:39:00
Grêmio chega a acordo com Renato e deve anunciar renovação por um ano

Globo Esporte/LD

Grêmio e Renato Gaúcho acertaram a renovação de contrato do treinador na tarde deste sábado, em reunião entre a cúpula e o empresário Gerson Oldenburg, o Gauchinho, em Porto Alegre. O anúncio oficial deve ser realizado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior nos próximos dias. Portaluppi permanecerá no Tricolor até dezembro de 2017.

– Está tudo alinhavado, mas vamos esperar o anúncio do presidente (Romildo Bolzan Júnior) – afirmou o vice de futebol Adalberto Preis ao GloboEsporte.com.

A negociação demorou exatos quatro dias. O Grêmio preparou sua primeira oferta e entregou-a ao agente de Renato na quarta-feira, em reunião no CT Luiz Carvalho. Na quinta pela manhã, Gauchinho repassou os detalhes para o técnico, em férias no Rio de Janeiro. Recebeu a orientação para realizar uma contraproposta, o que ocorreu na tarde de quinta.

O principal ajuste a ser feito era a valorização salarial pedida por Portaluppi. Ele entendia merecer um reajuste substancial em seu salário pelos serviços prestados com o fim do jejum de títulos expressivos após 15 anos e também pelo histórico das outras passagens – 2010 e 2013 –, quando tirou o time do limbo da tabela do Brasileirão e levou-o à Libertadores.

A direção tricolor recuou na sexta e preferiu adotar cautela, afirmando que era necessário entrar em consonância os anseios do treinador ao orçamento do clube, que permanece em um momento de "pés no chão", sem abusos financeiros.

Em reunião que durou toda a tarde deste sábado, a cúpula voltou a conversar com Oldenburg na casa do vice de futebol Adalberto Preis. Uma foto publicada no Instagram do empresário anunciou que o acordo estava selado.

Agora, o clube deve intensificar a busca por reforços a partir de uma lista sugerida pelo próprio Renato. A prioridade é por atacantes "fazedores de gols". O Grêmio teria demonstrado interesse no vice-artilheiro do campeonato paraguaio Cecilio Domínguez, do Cerro Porteño, e em Marinho, destaque do Vitória no Brasileirão deste ano. Fernandinho, que disputou o Nacional pelo Flamengo por empréstimo, retorna após não entrar em acordo para permanecer no Rio de Janeiro. Ele tem contrato até dezembro de 2017.

As tratativas com pela renovação de Renato foram conduzidas pelo presidente Romildo Bolzan, pelo vice de futebol Adalberto Preis e pelo diretor de futebol Odorico Roman. Além da renovação com o ídolo, o Tricolor já prorrogou o vínculo com o coordenador técnico Valdir Espinosa. O histórico ex-treinador, campeão da Libertadores e do Mundial em 1983, tinha uma cláusula de renovação automática de seu vínculo.

Em contrapartida, Preis confirmou o que ele próprio já admitia e deixará a direção. Ainda não há um substituto definido para comandar o departamento em 2017. O Grêmio também trata da escolha de um novo diretor executivo. O atual supervisor da CBF Luís Vagner Vivian é o mais cotado para acertar com o clube.

Ídolo autor dos dois gols do Mundial, em 1983, Renato retornou ao clube para sua terceira passagem como técnico em setembro. E conseguiu ampliar ainda mais sua idolatria junto à torcida, ao comandar o Tricolor na conquista do penta da Copa do Brasil.