CG News/AB
O inglês Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP da Itália, em Monza, neste fim de semana. É a 11ª pole dele no ano. O piloto da Mercedes teve o trabalho facilitado, pois o alemão Nico Rosberg teve de usar um motor 15 cavalos menos potente, em razão de um problema no treino livre mais cedo, e larga em segundo lugar. Hamilton fez o tempo de 1m23s397.
Como é de costume, os pilotos usaram os pneus macios, em grande parte deste segundo treino livre, o que aumentou a hegemonia dos carros da equipe alemã. Hamilton e Rosberg ainda foram beneficiados pelo traçado da pista em Monza, onde os trechos de alta velocidade trabalham a favor das Mercedes.
Repetindo o que ocorreu mais cedo, Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira posição, seguido novamente pela dupla da Force India, com Sergio Pérez e Nico Hulkenberg no quarto e quinto lugares, respectivamente. Kimi Raikkonen terminou em sexto para copiar a tabela dos seis mais bem classificados do primeiro treino.
O brasileiro Felipe Massa marcou sua melhor volta em 1min25s891, tempo que lhe garantiu a décima posição, uma abaixo de seu companheiro de Williams, o finlandês Valtteri Bottas. Logo atrás, no 11º lugar, apareceu outro piloto nacional: Felipe Nasr cravou 1min26s114.