Esportes
20/04/2014 07:14:09
Hamilton vence com tranquilidade na China; Massa prejudicado em pit stop
De ponta a ponta, inglês triunfa pela terceira vez seguida em 2014; Rosberg completa dobradinha da Mercedes e mantém liderança no campeonato; brasileiro chega em 15º
G1/PCS
Se\n na corrida anterior, no Bahrein, Lewis Hamilton teve que suar para conter as\n investidas de Nico Rosberg e sair vitorioso, neste domingo no GP da China, o\n britânico da Mercedes não deu\n a mínima chance para os adversários.
Largando na pole position, faturou a prova\n com extrema facilidade, de ponta a ponta, com 18s de vantagem. Um\n "chocolate" de Páscoa. Com o terceiro triunfo seguido em quatro\n corridas, o campeão mundial de 2008 chegou aos 79 pontos no campeonato, mas\n mesmo assim não assumiu a liderança do campeonato, pois seu companheiro Nico\n Rosberg completou a dobradinha das Flechas de Prata.
O alemão, que se recuperou\n após ter caído para a sétima posição na largada, passou a prova sem que a\n equipe pudesse ler os dados da telemetria de seu carro. Com o 25º triunfo na\n carreira, Hamilton ultrapassou a lenda Juan Manuel Fangio e se igualou a outros\n dois gigantes, Jim Clark e Niki Lauda, como o oitavo piloto com mais vitórias\n na Fórmula 1. No primeiro GP sob o comando do novo chefe da Ferrari, Marco\n Mattiacci, o espanhol Fernando Alonso, com uma atuação consistente, levou o\n carro vermelho a um inédito pódio em 2014. Felipe Massa, que chegou a ser\n tocado por Alonso na largada, poderia estar brigando com o espanhol por um\n lugar no pódio, mas um problema em seu primeiro pit stop prejudicou\n completamente sua corrida.
Os mecânicos da Williams tiveram dificuldades para\n fixar as rodas traseiras de seu carro e o brasileiro ficou uma eternidade nos\n boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de\n pontuação. Quem ameaçou o pódio de Alonso foi um - mais uma vez - inspirado Daniel\n Ricciardo.
O australiano da RBR chegou a ser superado por Sebastian Vettel no\n início, mas imprimiu um bom ritmo e forçou o tetracampeão mundial, pela segunda\n prova seguida, a receber ordem dos boxes para abrir caminho. O alemão chegou em\n quinto, seguido por Nico Hulkenberg (Force India) e Valtteri Bottas (Williams).\n Novamente discreto, Kimi Raikkonen completou a prova na oitava posição. Sergio\n Pérez (Force India) e Daniil Kvyat (STR) completaram a zona de pontuação.\n \n Comissário\n erra e dá bandeirada para Hamilton no fim da penúltima volta\n \n Uma lambança da direção de prova por pouco não causou uma grande\n confusão. O comissário mostrou a bandeira quadriculada para Hamilton na\n penúltima volta. De acordo com o regulamento,"se por qualquer razão for\n dado o sinal de fim de prova antes que o líder haja completado o número\n programado de voltas ou o tempo limite previsto, a corrida será considerada\n terminada na ocasião em que o líder cruzou a linha de chegada pela última vez\n antes da sinalização". Com isso, foi levada em consideração a\n classificação da 54ª das 56 voltas para o resultado final da prova. Por sorte,\n o erro não teve grandes consequências: a única alteração foi a inversão das\n posições de Kamui Kobayashi e Jules Bianchi, que haviam completado em 17º e\n 18º, respectivamente.\n \n Após uma\n etapa na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 volta daqui a três semanas para a\n chamada "temporada europeia" com oito das nove próximas corridas\n disputadas no "velho continente". O GP da Espanha está marcado para o\n dia 11 de maio, com transmissão ao vivo da TV Globo.\n \n Massa é tocado por Alonso na largada\n \n Partindo de sexto, Massa largou bem mais uma vez. O brasileiro colocou por\n dentro do pelotão, e vinha ganhando posições até levar um toque involuntário de\n Alonso, não saindo da prova por pouco. Hamilton manteve a ponta, enquanto\n Vettel passou Ricciardo e assumiu o segundo lugar. O australiano da RBR também\n perdeu a posição para Alonso. A decepção ficou por conta de Rosberg. Com\n problemas de leitura na telemetria de seu carro, o alemão da Mercedes foi\n engolido pelos rivais, caindo para sétimo e tocando em Bottas.\n \n Com o bom carro da Mercedes, Rosberg recuperou terreno rapidamente.\n Primeiro, deixou Hulkenberg para trás. Pouco tempo depois, ultrapassou Massa e\n assumiu a quinta posição. O primeiro abandono da prova ficou por conta de Adrian\n Sutil, na volta 7, com problemas em sua Sauber. Lá na frente, Hamilton voava,\n abrindo quase 10 segundos para Vettel em dez voltas. \n \n Problema em pit stop atrapalha Massa\n \n Felipe Massa foi para os boxes na volta 11 e teve problemas em seu pit stop.\n Primeiro, os mecânicos teriam invertido os pneus traseiros separados para a\n parada. Na sequência, eles tiveram muita dificuldade para fixar a roda traseira\n esquerda, fazendo o brasileiro ficar uma eternidade esperando. Ele retornou à\n pista em último, mais de dez segundos atrás do penúltimo colocado, com a\n corrida completamente prejudicada.\n \n Enquanto Hamilton e Ricciardo adiavam ao máximo suas primeiras paradas,\n Alonso ganhou a posição de Vettel nos boxes. Líder, o britânico da Mercedes,\n enfim, fez seu pit stop na volta 18, pouco depois de dar uma escapadinha de\n pista com os já desgastados pneus macios. Ele voltou 3s à frente do espanhol da\n Ferrari. Rosberg foi outro que ganhou colocação na parada, empurrando Ricciardo\n para o quinto lugar. Após 20 voltas, Hulk, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez\n completavam o top 10. Nesse momento, Massa era o 19º.\n \n Vettel ignora ordem da RBR e tenta segurar Ricciardo\n \n Rosberg chegou rapidamente em Vettel. Mas o alemão da RBR vendeu caro a\n terceira posição para o compatriota da Mercedes. No embalo, Ricciardo também se\n aproximou do tetracampeão. Sebastian, então, ouviu no rádio, pela segunda\n corrida seguida, a ordem para abrir passagem para o companheiro. Mas Vettel não\n deu muita bola para a mensagem e resistiu a duas investidas do australiano, que\n conseguiu ganhar a posição na segunda tentativa. Lá atrás, sem a quarta marcha,\n Grosjean tinha dificuldades para se manter na pista e recolheu para os boxes.\n \n Com metade da prova completada, Hamilton sobrava, 15s à frente de Alonso. Enquanto\n isso, Rosberg forçava o ritmo para se aproximar do piloto espanhol. Ricciardo\n vinha em quarto, abrindo de Vettel, o quinto. Em corrida de recuperação, Massa\n era o 16º.\n \n Ultrapassado por retardatário, Vettel reclama\n \n Em cena inusitada, Vettel com pneus desgastados foi deixado para trás\n pela Caterham de Kobayashi, que estava uma volta atrás. Pelo rádio, o alemão\n reclamou de ter sido ultrapassado pelo retardatário: Está de brincadeira. Ele\n me passou porque está com pneus melhores. Duas voltas depois isso vai mudar.\n \n Massa fez sua segunda parada e, dessa vez, não teve problemas, voltando na\n 17ª posição. Após a rodada de pit stops, Alonso manteve a segunda posição, à\n frente de Rosberg, enquanto Hamilton seguiu confortavelmente na ponta.\n \n Rosberg, enfim, colou em Alonso e conseguiu a ultrapassagem sem dificuldades\n na volta 42, assumindo a segunda posição. Hamilton seguia na ponta com folga,\n com 15s de vantagem. O espanhol passou então a ser caçado por Ricciardo. \n \n O australiano não teve tempo para alcançar o espanhol da Ferrari, que\n terminou no pódio. E se tivesse, um erro do fiscal responsável pela bandeirada\n poderia ter lhe prejudicado. Pelo rádio, Hamilton disse ter visto a bandeira\n quadriculada na penúltima volta. Não era impressão. Segundo o regulamento,\n quando há um erro na sinalização do fim da corrida, é levado em consideração a\n a classificação da volta anterior. Com isso, o resultado final foi considerado\n após o fim da 54ª das 56 voltas. Assim, Haimilton venceu com 18s de vantagem\n para Rosberg, fechando a terceira dobradinha da Mercedes no ano. Massa\n completou a prova na 15ª posição.\n \n Confira o resultado final do GP da China (após 54 das 56 voltas\n previstas*):\n \n 1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h33m26s338 (25 pontos)
\n 2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s0 nbsp; (18)
\n 3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +23s6 nbsp;nbsp;nbsp; (15)
\n 4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +27s1 nbsp;nbsp; (12)
\n 5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +47s8 nbsp;nbsp; (10)
\n 6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +54s3 nbsp;nbsp; (8)
\n 7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +55s7 nbsp;nbsp;nbsp; (6)
\n 8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)nbsp; +1m16s3 nbsp; (4)
\n 9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m22s6 nbsp; (2)
\n 10) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 voltanbsp;nbsp;nbsp; (1)
\n 11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
\n 12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
\n 13) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
\n 14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
\n 15) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
\n 16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
\n 17) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 volta
\n 18) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1 volta
\n 19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
\n 20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas\n \n Abandonaram:
\n Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 27 voltas
\n Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 4 voltas \n \n nbsp;
Largando na pole position, faturou a prova\n com extrema facilidade, de ponta a ponta, com 18s de vantagem. Um\n "chocolate" de Páscoa. Com o terceiro triunfo seguido em quatro\n corridas, o campeão mundial de 2008 chegou aos 79 pontos no campeonato, mas\n mesmo assim não assumiu a liderança do campeonato, pois seu companheiro Nico\n Rosberg completou a dobradinha das Flechas de Prata.
O alemão, que se recuperou\n após ter caído para a sétima posição na largada, passou a prova sem que a\n equipe pudesse ler os dados da telemetria de seu carro. Com o 25º triunfo na\n carreira, Hamilton ultrapassou a lenda Juan Manuel Fangio e se igualou a outros\n dois gigantes, Jim Clark e Niki Lauda, como o oitavo piloto com mais vitórias\n na Fórmula 1. No primeiro GP sob o comando do novo chefe da Ferrari, Marco\n Mattiacci, o espanhol Fernando Alonso, com uma atuação consistente, levou o\n carro vermelho a um inédito pódio em 2014. Felipe Massa, que chegou a ser\n tocado por Alonso na largada, poderia estar brigando com o espanhol por um\n lugar no pódio, mas um problema em seu primeiro pit stop prejudicou\n completamente sua corrida.
Os mecânicos da Williams tiveram dificuldades para\n fixar as rodas traseiras de seu carro e o brasileiro ficou uma eternidade nos\n boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de\n pontuação. Quem ameaçou o pódio de Alonso foi um - mais uma vez - inspirado Daniel\n Ricciardo.
O australiano da RBR chegou a ser superado por Sebastian Vettel no\n início, mas imprimiu um bom ritmo e forçou o tetracampeão mundial, pela segunda\n prova seguida, a receber ordem dos boxes para abrir caminho. O alemão chegou em\n quinto, seguido por Nico Hulkenberg (Force India) e Valtteri Bottas (Williams).\n Novamente discreto, Kimi Raikkonen completou a prova na oitava posição. Sergio\n Pérez (Force India) e Daniil Kvyat (STR) completaram a zona de pontuação.\n \n Comissário\n erra e dá bandeirada para Hamilton no fim da penúltima volta\n \n Uma lambança da direção de prova por pouco não causou uma grande\n confusão. O comissário mostrou a bandeira quadriculada para Hamilton na\n penúltima volta. De acordo com o regulamento,"se por qualquer razão for\n dado o sinal de fim de prova antes que o líder haja completado o número\n programado de voltas ou o tempo limite previsto, a corrida será considerada\n terminada na ocasião em que o líder cruzou a linha de chegada pela última vez\n antes da sinalização". Com isso, foi levada em consideração a\n classificação da 54ª das 56 voltas para o resultado final da prova. Por sorte,\n o erro não teve grandes consequências: a única alteração foi a inversão das\n posições de Kamui Kobayashi e Jules Bianchi, que haviam completado em 17º e\n 18º, respectivamente.\n \n Após uma\n etapa na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 volta daqui a três semanas para a\n chamada "temporada europeia" com oito das nove próximas corridas\n disputadas no "velho continente". O GP da Espanha está marcado para o\n dia 11 de maio, com transmissão ao vivo da TV Globo.\n \n Massa é tocado por Alonso na largada\n \n Partindo de sexto, Massa largou bem mais uma vez. O brasileiro colocou por\n dentro do pelotão, e vinha ganhando posições até levar um toque involuntário de\n Alonso, não saindo da prova por pouco. Hamilton manteve a ponta, enquanto\n Vettel passou Ricciardo e assumiu o segundo lugar. O australiano da RBR também\n perdeu a posição para Alonso. A decepção ficou por conta de Rosberg. Com\n problemas de leitura na telemetria de seu carro, o alemão da Mercedes foi\n engolido pelos rivais, caindo para sétimo e tocando em Bottas.\n \n Com o bom carro da Mercedes, Rosberg recuperou terreno rapidamente.\n Primeiro, deixou Hulkenberg para trás. Pouco tempo depois, ultrapassou Massa e\n assumiu a quinta posição. O primeiro abandono da prova ficou por conta de Adrian\n Sutil, na volta 7, com problemas em sua Sauber. Lá na frente, Hamilton voava,\n abrindo quase 10 segundos para Vettel em dez voltas. \n \n Problema em pit stop atrapalha Massa\n \n Felipe Massa foi para os boxes na volta 11 e teve problemas em seu pit stop.\n Primeiro, os mecânicos teriam invertido os pneus traseiros separados para a\n parada. Na sequência, eles tiveram muita dificuldade para fixar a roda traseira\n esquerda, fazendo o brasileiro ficar uma eternidade esperando. Ele retornou à\n pista em último, mais de dez segundos atrás do penúltimo colocado, com a\n corrida completamente prejudicada.\n \n Enquanto Hamilton e Ricciardo adiavam ao máximo suas primeiras paradas,\n Alonso ganhou a posição de Vettel nos boxes. Líder, o britânico da Mercedes,\n enfim, fez seu pit stop na volta 18, pouco depois de dar uma escapadinha de\n pista com os já desgastados pneus macios. Ele voltou 3s à frente do espanhol da\n Ferrari. Rosberg foi outro que ganhou colocação na parada, empurrando Ricciardo\n para o quinto lugar. Após 20 voltas, Hulk, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez\n completavam o top 10. Nesse momento, Massa era o 19º.\n \n Vettel ignora ordem da RBR e tenta segurar Ricciardo\n \n Rosberg chegou rapidamente em Vettel. Mas o alemão da RBR vendeu caro a\n terceira posição para o compatriota da Mercedes. No embalo, Ricciardo também se\n aproximou do tetracampeão. Sebastian, então, ouviu no rádio, pela segunda\n corrida seguida, a ordem para abrir passagem para o companheiro. Mas Vettel não\n deu muita bola para a mensagem e resistiu a duas investidas do australiano, que\n conseguiu ganhar a posição na segunda tentativa. Lá atrás, sem a quarta marcha,\n Grosjean tinha dificuldades para se manter na pista e recolheu para os boxes.\n \n Com metade da prova completada, Hamilton sobrava, 15s à frente de Alonso. Enquanto\n isso, Rosberg forçava o ritmo para se aproximar do piloto espanhol. Ricciardo\n vinha em quarto, abrindo de Vettel, o quinto. Em corrida de recuperação, Massa\n era o 16º.\n \n Ultrapassado por retardatário, Vettel reclama\n \n Em cena inusitada, Vettel com pneus desgastados foi deixado para trás\n pela Caterham de Kobayashi, que estava uma volta atrás. Pelo rádio, o alemão\n reclamou de ter sido ultrapassado pelo retardatário: Está de brincadeira. Ele\n me passou porque está com pneus melhores. Duas voltas depois isso vai mudar.\n \n Massa fez sua segunda parada e, dessa vez, não teve problemas, voltando na\n 17ª posição. Após a rodada de pit stops, Alonso manteve a segunda posição, à\n frente de Rosberg, enquanto Hamilton seguiu confortavelmente na ponta.\n \n Rosberg, enfim, colou em Alonso e conseguiu a ultrapassagem sem dificuldades\n na volta 42, assumindo a segunda posição. Hamilton seguia na ponta com folga,\n com 15s de vantagem. O espanhol passou então a ser caçado por Ricciardo. \n \n O australiano não teve tempo para alcançar o espanhol da Ferrari, que\n terminou no pódio. E se tivesse, um erro do fiscal responsável pela bandeirada\n poderia ter lhe prejudicado. Pelo rádio, Hamilton disse ter visto a bandeira\n quadriculada na penúltima volta. Não era impressão. Segundo o regulamento,\n quando há um erro na sinalização do fim da corrida, é levado em consideração a\n a classificação da volta anterior. Com isso, o resultado final foi considerado\n após o fim da 54ª das 56 voltas. Assim, Haimilton venceu com 18s de vantagem\n para Rosberg, fechando a terceira dobradinha da Mercedes no ano. Massa\n completou a prova na 15ª posição.\n \n Confira o resultado final do GP da China (após 54 das 56 voltas\n previstas*):\n \n 1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h33m26s338 (25 pontos)
\n 2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s0 nbsp; (18)
\n 3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +23s6 nbsp;nbsp;nbsp; (15)
\n 4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +27s1 nbsp;nbsp; (12)
\n 5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +47s8 nbsp;nbsp; (10)
\n 6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +54s3 nbsp;nbsp; (8)
\n 7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +55s7 nbsp;nbsp;nbsp; (6)
\n 8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)nbsp; +1m16s3 nbsp; (4)
\n 9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m22s6 nbsp; (2)
\n 10) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 voltanbsp;nbsp;nbsp; (1)
\n 11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
\n 12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
\n 13) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
\n 14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
\n 15) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
\n 16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
\n 17) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 volta
\n 18) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1 volta
\n 19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
\n 20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas\n \n Abandonaram:
\n Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 27 voltas
\n Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 4 voltas \n \n nbsp;