Globo Esporte/LD
Nenê tem 34 anos de idade e já está na fase final de sua carreira na NBA, a liga americana de basquete. Mas nesta sexta-feira mostrou ainda ter gás para desafiar grandes promessas. Em um belo duelo com o camaronês Joel Embiid, calouro sensação, ele teve papel importante na vitória do Houston Rockets por 123 a 118 sobre o Philadelphia 76ers, fora de casa. O dono do jogo foi seu companheiro James Harden, que alcançou o segundo triplo-duplo com mais de 50 pontos em uma mesma temporada, feito inédito.
Harden conseguiu seu quinto triplo-duplo com 40 pontos ou mais, igualando a marca de Oscar Robertson em 1962/63. Ele terminou com 51 pontos, 13 rebotes e 13 assistências. Nenê encarou de igual para igual o calouro sensação Embiid, fez 21 pontos, sua maior marca nesta temporada, contra 32 do camaronês em um duelo com troca de enterradas e provocações. Ainda pegou seis rebotes contra sete do rival.
Esse confronto foi quente desde a primeira cesta. Embiid abriu o jogo com uma enterrada espetacular sobre Nenê. O lance despertou o brasileiro. Ele fez 11 pontos no primeiro quarto e deixou o Houston Rockets em vantagem no período: 31 a 28.
Os Sixers mostraram estar mesmo em um bom momento e mantiveram o equilíbrio do jogo. Com boas atuações de Dario Saric e Timothe Luwawu-Cabarrot, o time resistiu e terminou o segundo quarto empatado em 61 a 61 com um dos melhores times da temporada.
Os Rockets, então, voltaram a contar com o bom rendimento de Nenê no terceiro quarto para abrir vantagem de 13 pontos, a sua maior no jogo. O time terminou o período liderando por 94 a 82, dando a impressão de que havia tomado conta do adversário.
Com Nenê no banco no começo do último quarto, Embiid aproveitou e fez oito pontos seguidos colocando os Sixers novamente na cola dos Rockets. O brasileiro voltou e até controlou o camaronês, mas cometeu rapidamente duas faltas, chegou a cinco e voltou para o banco.
Harden, então, assumiu de vez o jogo e comandou o time. Nenê ainda voltou para a quadra e conseguiu controlar Embiid. O brasileiro ainda deu um toco no rival nos últimos segundos para coroar sua grande atuação. Com o bom desempenho da dupla na reta final, os Rockets garantiram a vitória por 123 a 118.
Campanhas: Sixers: 17v, 28d (12º do Leste) Rockets: 35v, 15d (3º do Oeste)
Próximos jogos: Sixers: contra os Bulls, domingo, em Chicago Rockets: contra os Pacers, domingo, em Indianápolis
Bulls em queda
Em um dia recheado de polêmicas, o Chicago Bulls começou o jogo contra o Miami Heat com Jimmy Butler, Dwyane Wade e Rajon Rondo no banco de reservas por questões disciplinares. O time perdeu por 100 a 88, nesta sexta-feira, mesmo jogando em casa. Goran Dragic foi o cestinha, com 26 pontos.
Campanhas: Bulls: 23v, 25d (8º do Leste) Heat: 17v, 30d (14º do Leste)
Próximos jogos: Bulls: contra os Sixers, domingo, em Chicago Heat: contra os Pistons, sábado, em Miami
Pelicans batem os spurs
O San Antonio Spurs perdeu uma sequência de cinco vitória seguidas ao ser derrotado por 119 a 103 pelo New Orleans Pelicans, nesta sexta-feira, fora de casa. O armador Jrue Holiday marcou 23 pontos e deu 11 assistências, e Anthony Davis colaborou com 16 pontos e 22 rebotes.
Campanhas: Pelicans: 19v, 28d (10º do Oeste) Spurs: 36v, 10d (2º do Oeste)
Próximos jogos: Pelicans: contra os Wizards, domingo, em Nova Orleans Spurs: contra os Mavericks, domingo, em San Antonio
Boa fase dos wizards
A boa fase do Washington Wizards continua. Nesta sexta-feira, fora de casa, contra um adversário direto do Leste, o time venceu por 112 a 86 o Atlanta Hawks. Otto Porter fez 21 pontos e pegou 11 rebotes, e John Wall marcou 19 e deu nove assistências.
Campanhas: Hawks: 27v, 20d (4º do Leste) Wizards: 26v, 20d (5º do Leste)
Próximos jogos: Hawks: contra os Knicks, domingo, em Atlanta Wizards: contra os Pelicans, domingo, em Nova Orleans