VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
06/03/2017 08:44:00
Jornalistas estrangeiros analisam rivais do Galo no Grupo 6 da Libertadores

Globo Esporte/LD

Desde a confirmação da classificação do Atlético-MG para a Taça Libertadores, no dia 16 de novembro, mesmo sem entrar em campo - a vaga direta para a fase de grupos foi garantida após a quarta colocação no Brasileirão - o torcedor do Galo, pelo quinto ano consecutivo, vive a expectativa de ver o time participar, mais uma vez, da principal competição do continente. E em busca do bicampeonato.

Conhecer os adversários na fase de grupos gerou a primeira ansiedade na torcida. No dia 22 de dezembro, a Conmebol promoveu o sorteio, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, e ficou definido que o Atlético-MG será o cabeça de chave do Grupo 6 e terá pela frente Godoy Cruz-ARG, Sport Boys-BOL e Libertad-PAR.

Perto da estreia do Atlético-MG na Libertadores, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Godoy Cruz na Argentina, o GloboEsporte.com ouviu jornalistas estrangeiros que vivem de perto o dia a dia dos adversários do Galo para saber o momento e algum destaque de cada um.

Godoy Cruz-ARG

Cidade: Godoy Cruz Fundação: 1º de junho de 1921 Estádio: Malvinas Argentinas Capacidade: 42.500 torcedores Participações na Libertadores: duas (2011 e 2012) Títulos da Libertadores: nenhum Contra o Galo: na rodada de abertura, na Argentina, e na última rodada, em BH

O Godoy Cruz não vive um bom momento no atual Campeonato Argentino. Apesar de ter estádio próprio, o Feliciano Gambarte, manda seus jogos em um campo maior, o Estádio Malvinas Argentinas, com capacidade para mais de 42 mil torcedores. Vai para a sua terceira edição da Libertadores.

  • O Godoy Cruz vai ter um novo técnico nesta temporada, Lucas Bernardi, ex-Newell's Old Boys. O time perdeu recentemente seu principal jogador, o equatoriano Jaime Ayoví, que foi para um clube da segunda divisão da China. De acordo com o treinador, a equipe vai priorizar o Campeonato Argentino, para não correr o risco de ser rebaixada. Mas deixou claro que o Godoy Cruz "vai disputar a Libertadores da melhor forma possível". O meia Diego Poyet, de 21 anos, filho de Gustavo Poyet, atual técnico de Tevez no Shanghai Shenuha, da China, foi contratado pelo Godoy Cruz para a temporada. (Sergio Maffei, do Diario Olé, da Argentina)

Nascido em Zaragoza, na Espanha, Diego Poyet foi revelado pelo Charlton Athletic-ING, passou pelo West Ham-ING, esteve emprestado para clubes ingleses de menor expressão, como Huddersfield Town e Milton Keynes Dons, e em 2016 atuou pelo Charlton Athletic.

Sport Boys-BOL

Cidade: Warnes Fundação: 17 de agosto de 1954 Estádio: Estadio Ramón Tahuichi Aguilera (*) Capacidade: 38.000 torcedores Participações na Libertadores: nenhuma Contra o Galo: na segunda rodada, em BH, e na quarta rodada, na Bolívia

Estreante em Libertadores, o Sport Boys, da pequena cidade de Warnes, não mandará seus jogos no estádio Samuel Vaca Jiménez - o local não atende às exigências da Conmebol. O clube vai disputar as partidas como mandante no estádio Ramón "Tahuichi" Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. De qualquer forma, o Galo não teria que encarar a temida altitude boliviana, já que Santa Cruz está localizada a apenas 416 metros acima do nível do mar (a cidade de Warnes está a 340 metros).

  • O Sport Boys não passa por um bom momento no campeonato local, a equipe formada para esta temporada ainda não encontrou um padrão de jogo que permita uma visão otimista com a primeira participação internacional. O elenco teve a média de idade elevada com a chegada de jogadores veteranos como o goleiro Carlos Arias (37 anos), o meia espanhol José Luis Capdevila (36 anos) e o atacante equatoriano Carlos Tenorio (37 anos). O Sport Boys mandará seus jogos no estádio Ramón Aguilera Costas, em Santa Cruz de la Sierra, já que o estádio Samuel Vaca, em Warnes, não reúne as condições exigidas pela Conmebol. Ao atuar em Santa Cruz, o time não deve contar com a presença e o apoio de grande parte de seus torcedores. O destaque do time é o bom futebol do volante argentino Alexis Messidoro, de 19 anos, ex-Boca Juniors-ARG, grande contratação do clube para a Libertadores. Além disso, o Sport Boys conta com os gols do artilheiro José Alfredo Castillo, de 34 anos, que recentemente marcou o gol de número 200 dele na Liga Boliviana. O técnico espanhol Xabier Azkargorta vai participar da Libertadores pela segunda vez. Em 2014, comandou o Bolívar e avançou até a semifinal. (Marco Mejía, do Pagina Siete, da Bolívia)

Libertad-PAR

Cidade: Assunção Fundação: 30 de julho de 1905 Estádio: Dr. Nicolás Leoz Capacidade: 10.500 torcedores Participações na Libertadores: 16 Títulos da Libertadores: nenhum Contra o Galo: na terceira rodada, no Paraguai, e na quarta rodada, em BH

Adversário mais tradicional do Grupo 6, o Libertad é o terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio. Criado em 1905 por um grupo de estudantes, é o clube de coração de Nicolás Leoz, ex-presidente da Federação Paraguaia de Futebol e da Conmebol.

  • O Libertad tem uma equipe bem compacta, que trabalha bem a bola, tem bom jogo coletivo. Tem jogadores rápidos e habilidosos, que dão ritmo entre o meio-campo e o ataque. O atacante Santiago Salcedo, de 35 anos, é a principal referência, pela experiência que tem em Copas Libertadores. O técnico é o espanhol Fernando Jubero, que sabe motivar o elenco e tem boa leitura das partidas.