VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
08/08/2016 08:16:00
Justiça do DF manda invasor de estádio ficar 6 meses sem ir a jogo

G1/LD

O torcedor de 20 anos que invadiu o campo no segundo tempo do jogo entre Brasil e Iraque, em Brasília, foi condenado neste domingo (7) a ficar seis meses sem se aproximar de qualquer local em que haja uma competição esportiva, em qualquer local do país. Nos dias em que houver algum evento do tipo, ele deve se apresentar duas horas antes à 12ª DP (Taguatinga) e ficar lá até duas horas após o fim da competição. Ele também deverá prestar 150 horas de serviço comunitário.

A sentença saiu na delegacia do Estádio Mané Garrincha, que conta com um delegado, um promotor, um defensor público e um juiz de plantão. A determinação judicial vale já para esta terça-feira (9), dia em que Brasília sedia duas partidas do futebol feminino olímpico (veja cronograma ao fim desta reportagem). O G1 não conseguiu localizar o torcedor.

O jogo terminou com 208 torcedores multados pelo Detran. Desse grupo, 151 (72%) foram autuados por estacionar em local inapropriado, como em gramados próximo ao Estádio Mané Garrincha. Os agentes também multaram 23 por falta de cinto, 5 por transportar criança sem equipamento, 4 por uso de película irregular e 3 por transitar em gramados e jardins públicos.

Ao todo, seis ocorrências foram registradas nas imediações do estádio. Quatro foram por venda ilegal de ingresso. Um outro caso foi o do vendedor de bar detido por injúria e ameaça após ser descredenciado por trabalhar com sinais de embriaguez. Outras duas ocorrências foram por porte de drogas e venda de produto falsificado.

Relembre o jogo

A partida entre Brasil e Iraque terminou às 23h58, e a seleção brasileira voltou a empatar em 0 a 0. Com o resultado, muitos torcedores saíram antes do fim da partida. O estudante Lucas Zveiter, de 15 anos, foi ao Mané Garrincha neste domingo (7) com o pai, Jaime Zveiter, e três amigos. O grupo saiu insatisfeito com o segundo empate sem gols da seleção masculina de futebol.

"Eu sou novo e vejo que temos jogadores com mais qualidade, mas que não souberam aproveitar as chances que tiveram. Vim na quinta também e foi bem ruim assistir a outro 0 a 0", disse. Com o resultado, o Brasil precisa vencer a Dinamarca para lutar pela classificação.

Apesar do horário de pouco movimento, engarrafamentos voltaram a paralisar a saída dos torcedores nas vias principais de Brasília. Trechos da W3 Norte e da W3 Sul e das vias paralelas ao Eixo Monumental tinham retenção até a 0h30.

O Metrô, que tinha anunciado embarque em todas as estações até as 23h30 em função dos jogos, fechou mais cedo, às 22h30. Depois desse horário, o embarque passou a ser permitido apenas na estação Central, com desembarque nas outras. Passageiros que contavam com o transporte foram barrados.

O Metrô confirmou a mudança e informou que foi obrigado a encerrar o embarque antes por "falta de efetivo". Os funcionários da companhia estão em greve desde o dia 14 de junho, pedindo melhores salários, mas o serviço funciona em dias de jogos da Olimpíada por uma decisão judicial.

Organização

Os portões do Mané Garrincha foram abertos às 17h mas, até as 17h30, a presença de torcedores no local ainda era pequena. O primeiro jogo começou pontualmente às 19h, mas, até as 20h15, muitos torcedores ainda caminhavam sem pressa na direção do estádio.

Todos os ingressos disponíveis para a rodada dupla foram vendidos, de acordo com o site de comercialização. Ao longo dos primeiros dias de Olimpíada, os organizadores pediram que a torcida chegasse com antecedência para evitar a demora nas filas.

Confira os próximos jogos em Brasília na Olimpíada

Masculino: 10 de agosto – 13h - Argentina x Honduras 10 de agosto – 16h - Coréia do Sul x México 13 de agosto – 13h - 1º do Grupo D x 2º do Grupo C

Feminino: 9 de agosto – 16h - Alemanha x Canadá 9 de agosto – 22h - China x Suécia 12 de agosto – 13h - 1º do grupo G X 3º dos grupos E ou F