Globo Esporte/LD
Um lance gerou grande polêmica no final do jogo entre Flamengo e Sport do último domingo. Diego Souza, que estava substituindo o machucado Magrão no gol do time pernambucano, chutou a bola para fora ao ver seu companheiro Élber caído na área do Fla, por câimbras. O time carioca não devolveu a bola e, após um minuto, ainda empatou o jogo em 2 a 2, com um gol de Everton. A postura rubro-negra dividiu opiniões no “Bem, Amigos!”. Convidado do programa, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi, revelou que houve um acordo entre os treinadores antes do Campeonato Brasileiro para casos como o do jogo do Maracanã. Para Levir, Vanderlei Luxemburgo está em dívida por não ter instruído seu elenco a devolver a bola.
- O Gilmar (Rinaldi, diretor de seleções da CBF) convidou os técnicos todos para uma reunião na CBF. Fizemos umas reivindicações. Uma foi (sobre) as medidas dos campos, que ainda não estão iguais. Não aceito isso. Dá para fazer rapidamente. A segunda foi uma ideia do Felipão (Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio). Ele falou: “Nós precisamos fazer o fair play, por exemplo, quando a gente chuta a bola para fora, vamos pegar e devolver no mesmo lugar?” Falei: “Legal, vamos conversar com os jogadores e vamos fazer isso”. Ficou combinado isso. Reuni os jogadores do Atlético e falei isso. Então o Vanderlei está devendo para nós. Jogou fora ali, devolve no mesmo lugar - disse Levir.
Élber levantou justamente no momento em que Diego Souza colocou a bola para fora, mas o meia continuava mancando, com câimbras. Em pouco mais de um minuto, o Flamengo chegou ao gol de empate, fato que provocou muitas reclamações dos jogadores do Sport, acusando os flamenguistas de falta de fair play. O comentarista Caio Ribeiro concordou com a reclamação do time pernambucano.
- Acho complicado analisar um lance fora do contexto, porque às vezes, dentro dos 90 minutos, um time fica caindo, fazendo cera, aí o fair play perde um pouco do sentido. Muitos jogadores hoje em dia usam da tática do fair play para tirar vantagem. Analisando o lance em si, o Flamengo tinha de ter devolvido a bola - disse Caio.
Convidado do “Bem, Amigos!”, o jornalista Roberto Avallone defendeu os jogadores do Flamengo.
- Vendo esse lance, o bom senso diz que o Flamengo deveria devolver a bola. Mas atire a primeira pedra. Quem ia devolver a bola? Faltando meio minuto, vai devolver?
O comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho ressaltou que o juiz Dewson Fernando Freitas da Silva estava de mãos atadas no lance.
- O juiz não pode fazer nada em uma situação como essa. Quando se cria uma lei ou uma orientação, sempre tem os espertinhos que tentam levar vantagem. Começaram a desvirtuar a história do jogo limpo. Aí o Flamengo não devolveu a bola, até porque ela foi jogada para fora na hora que o garoto (Élber) levantou, mas ela deveria ter sido devolvida - disse Arnaldo.