Globo Esporte/LD
Mano Menezes está oficialmente de saída do Cruzeiro. O destino do treinador é o Shandong Luneng, da China. Ele vai trabalhar no time asiático por duas temporadas, com salário de cerca de R$ 2 milhões por mês. Menezes se apresenta ao novo clube no dia 13 de dezembro, segundo informações do site do técnico.
Na última quarta-feira, Mano concedeu coletiva de imprensa, ao lado do diretor de futebol cruzeirense, Thiago Scuro, explicando que a negociação estava bem encaminhada, e que faltavam apenas detalhes para ela se concretizar. Neste domingo, o site oficial do clube mineiro comunicou o desligamento sem dar detalhes sobre a conclusão da transferência. A diretoria cruzeirense espera anunciar, nos próximos dias, o nome do profissional que vai comandar o Cruzeiro em 2016. O holandês Clarence Seedorf foi procurado por Thiago Scuro. Os detalhes da negociação com o estrangeiro ainda não foram revelados pelo clube, que também espera anunciar o primeiro reforço na próxima semana.
Questionado sobre as razões que motivaram a escolha pela ida à China, Mano Menezes respondeu, definindo a proposta como "impossível de desconsiderar".
- A proposta que recebi é completamente fora dos padrões da normalidade. Não gosto muito de falar sobre questões financeiras, porque parece até um desrespeito com o torcedor. Vocês podem ter certeza que como projeto, ideia e parte financeira, não da nem pra pensar em desconsiderar.
Dentre os detalhes que impossibilitaram que o contrato de Mano com o Shandong Luneng fosse assinado ainda na quarta-feira, estavam questões relacionadas à comissão técnica que vai acompanhar Mano e questões financeiras envolvendo os dois clubes. A principal delas é a situação envolvendo a multa rescisória prevista no contrato de Mano com o Cruzeiro. Os valores se aproximam de R$ 7 milhões de reais, e o clube chinês não estava disposto a pagar essa quantia. O Cruzeiro, por sua vez, fazia questão do pagamento da multa. Ainda não foi explicado se a situação foi resolvida.
Mano Menezes se despede definitivamente do comando do Cruzeiro neste domingo, quando o time celeste faz sua última partida no Campeonato Brasileiro 2015. A partida é contra o Internacional, no Beira-Rio, às 17h (de Brasília). Em 15 jogos sob o comando de Mano, o Cruzeiro teve oito vitórias, seis empates e apenas uma derrota, com 27 gols marcados e onze sofridos. Mesmo sem conseguir a vaga para a Taça Libertadores 2016, o técnico emplacou a sequência de 13 jogos sem derrotas do time celeste no Brasileirão, novo recorde de invencibilidade da Raposa na competição.