G1/LD
Após quinze temporadas na Fórmula 1, Felipe Massa trocará de categoria em 2017. O piloto revelou durante o "Bem, Amigos!" desta segunda-feira que foi procurado por equipes do WEC, DTM e Fórmula E e não ficará longe das pistas no próximo ano, após anunciar a sua aposentadoria da principal categoria do automobilismo mundial em setembro. A definição do seu futuro deverá ser anunciada até o fim desta temporada.
– São três campeonatos que estou conversando para o ano que vem. É o WEC, campeonato de protótipos e endurance, mesmo campeonato das 24 Horas de Le Mans. Converso também com o campeonato de DTM e o de Fórmula E.
Felipe Massa disse que tinha propostas para continuar na Fórmula 1, mas decidiu deixar a categoria por não ter um carro competitivo, em condições de brigar por vitórias ou pódios.
- Sem dúvida, se eu tivesse um carro competitivo, eu ficaria. Eu sempre corri pensando na vitória, eu sempre corri pensando no lugar mais alto do pódio. O momento da Fórmula 1 não é fácil. Existem três, quatro, cinco equipes grandes. A minha é uma equipe média, a Williams é uma equipe média. Eu entendi que a possibilidade de ter um carro competitivo, para vencer, começou a ficar difícil (...). Eu poderia ter continuado. Mas não da maneira que eu quero. Então, eu acho que é a hora. A gente tem que entender a hora certa para sair. Eu acho que essa é a hora certa. Estou feliz com a minha decisão e grato por tudo o que eu conquistei. Não tenho nenhuma frustração do que eu passei, da minha carreira. Estou pronto para a próxima fase da vida, já que tem muita coisa para fazer ainda.
O brasileiro correu durante toda sua carreira profissional em monopostos. Competir na WEC ou na DTM resultariam em uma adaptação a Massa. Reginaldo Leme, comentarista de automobilismo, explicou as diferenças entre as categorias
– DTM é o campeonato de turismo alemão, campeonato de carros de turismo, parecido com carro de rua, mas na verdade é carro de corrida. É nossa Stock Car, mas lá com marcas e motores diferentes, com participação de vários ex-pilotos de Fórmula 1. Fórmula E é a fórmula elétrica. Campeonato começou e muita gente não gostava. Carro não faz barulho... São decisões a serem tomadas. Talvez em 2017 mude a forma de abastecimento. Para mim, é o futuro do automobilismo – afirma Leme.
Pela Fórmula 1, Felipe Massa venceu 11 provas e subiu ao pódio em 41 oportunidades. A melhor temporada foi em 2008, quando conquistou o segundo lugar na tabela geral, com 97 pontos, um atrás do inglês Lewis Hamilton.