Esportes
21/10/2012 11:09:26
Na briga pelo título, Átila vence em Curitiba; Rubinho tem pneu furado
Após bater na trave várias vezes, Átila Abreu finalmente venceu pela primeira vez na temporada, e assim entrou de vez na briga pelo título.
GloboEsporte/LD
\n Após bater na trave várias vezes, Átila Abreu finalmente venceu pela primeira vez na temporada, e assim entrou de vez na briga pelo título. Com o resultado, o piloto da AMG subiu para a terceira posição no campeonato, a 13 pontos do líder Cacá Bueno, que foi o quinto. Na prova de Curitiba, 10ª e antepenúltima etapa do campeonato, Allam Khodair foi o segundo e Daniel Serra completou o pódio, em terceiro. Estreante do fim de semana, Rubens Barrichello teve um pneu furado, fez um pit stop não programado e terminou apenas na 22ª posição. - Liderei de ponta a ponta, mas foi uma corrida muito tensa. Após uma largada complicada, na primeira volta eu peguei diversos pedaços de carro por causa daquele acidente e a asa de algum carro pegou na minha roda esquerda. Não esperava que o Allam tivesse esse ritmo, e quando eu vi, o cara que largou em 12º estava me incomodando. O japonês sempre vai com tudo pra cima, e eu fiquei segurando como pude. Até que enfim chegou a tão sonhada vitória nesta temporada disse Átila Abreu, o vencedor da prova. Com a vitória, Átila subiu de quinto para terceiro no campeonato, e está a apenas um ponto do vice-líder, Daniel Serra. O piloto da RBR Mattheis, que largava em terceiro, precisou colocar duas rodas na grama para evitar um choque com o pole antes da primeira curva. Muito zangado no pódio, Serrinha chegou a apontar o dedo na cara do vencedor quando ambos subiram ao pódio, acusando-o de ter forçado desnecessariamente na disputa por espaço na reta principal. Átila alegou que não viu Daniel ao seu lado, e disse que recolheu o carro quando ouviu o escapamento do concorrente à sua direita. Favoritos fora logo no início A corrida começou com uma confusão na largada, quando diversos pilotos tentaram fazer a primeira curva lado a lado. Allam Khodair (que largava em 12º) e Antonio Pizzonia (partindo de 16º) ganharam várias posições, enquanto Ricardo Zonta, Popó Bueno, Thiago Camilo e Ricardo Maurício ficaram pelo caminho ainda na primeira volta. Evitando as batidas, Rubens Barrichello perdeu muito tempo no meio da confusão e caiu para 22º. Com dois candidatos ao título fora da prova prematuramente, a briga pela liderança valeria pontos preciosos na disputa pelo campeonato. Na quinta volta, Allam Khodair usou o botão de ultrapassagem e superou Valdeno Brito, ganhando a terceira posição. Uma volta depois, o carro de segurança entrou em ação devido a um princípio de incêndio no carro de Lico Kaesemodel, que foi rapidamente controlado pela equipe de resgate. O piloto paranaense saiu sozinho do carro, em mais um teste para o novo banco da Stock Car. Na relargada, duas voltas depois, foi a vez de Khodair ultrapassar Daniel Serra e partir para o ataque sobre o líder Átila Abreu. Daniel Serra, Valdeno Brito, Cacá Bueno e Antonio Pizzonia completavam os cinco primeiros. Na metade da prova, altura da 13ª volta, Allam intensificava sua caça pela primeira posição, chegando a ficar lado a lado com Átila Abreu em algumas curvas. Mas os ataques não surtiram efeito, e o piloto do carro 51 conseguiu se sustentar na primeira posição. Enquanto isso, a corrida de estreia de Rubens Barrichello mostrava a rápida adaptação do recordista de GPs na F-1 ao carro da Stock. Ultrapassando diversos pilotos, inclusive uma manobra por fora sobre o campeão de 2003, David Muffato, Rubinho chegou ao 17º lugar. Porém, um pneu furado arruinou suas pretensões, e ele teve que fazer um pit stop não previsto, caindo para a última posição. - Foi muito divertido. Pena foi o enrosco na largada. Estava parecendo estacionamento de shopping center, aquele freia e acelera, mas de repente levei uma pancada na traseira que entortou o carro. Na retinha, o volantão até saiu na minha mão. Perdi o rádio logo na segunda volta. Quando o pneu furou, não tive como dizer à equipe que eu queria a troca dos quatro pneus. Como trocaram um só, o carro ficou desequilibrado. De qualquer forma, a experiência foi válida. Hoje pude sentir toda a diferença que existe em andar num carro fechado, usar o botão de ultrapassagem, essas coisas disse Rubinho, com um sorriso do rosto. Veja o resultado da 10ª etapa da Stock Car 2012, em Curitiba: 1º) Átila Abreu, carro 51 da AMG Motorsport 29 voltas em 41m28s509
2º) Allam Khodair, carro 18 da Vogel a 2s663
3º) Daniel Serra, carro 29 da RBR Mattheis a 4s006
4º) Valdeno Brito, carro 77 da A. Mattheis a 5s988
5º) Cacá Bueno, carro 0 da RBR Mattheis a 10s828
6º) Nonô Figueiredo, carro 11 AMG Motorsport a 11s980
7º) Antônio Pizzonia, carro 1 da Nascar JF Racing a 15s821
8º) Julio Campos, carro 4 da Carlos Alves Competições a 16s644
9º) Vitor Meira, carro 6 da ProGP a 17s267
10º) Galid Osman, carro 28 da FTS a 23s222
11º) Giuliano Losacco, carro 9 da A. Mattheis a 23s622
12º) Ricardo Sperafico, carro 20 da Micos Racing a 25s530
13º) Max Wilson, carro 65 da RC Competições a 25s847
14º) Denis Navarro, carro 5 da Vogel a 27s230
15º) Diego Nunes, carro 16 da Hot Car a 27s411
16º) Luciano Burti, carro 14 da Boettger a 28s458
17º) David Muffato, carro 35 da Boettger a 29s724
18º) Eduardo Leite, carro 37 da Hot Car a 34s941
19º) Xandinho Negrão, carro 99 da Full Time a 37s923
20º) Tuka Rocha, carro 25 da FTS a 38s655
21º) Claudio Caparelli, carro 57 da Bassani Racing a 44s816
22º) Rubens Barrichello, carro 17 da Full Time a uma volta
23º) Rodrigo Sperafico, carro 19 da Micos Racing a 3 voltas
24º) Patrick Gonçalves, carro 8 da Carlos Alves Competições a 7 voltas Não completaram: Pedro Boesel, carro 88 da Nascar JF Racing
Lico Kaesemodel, carro 63 da RCM
Duda Pamplona, carro 23 da ProGP
Fábio Carbone, carro 45 da Bassani Racing
Ricardo Maurício, carro 90 da RC Competições
Thiago Camilo, carro 21 RCM
Ricardo Zonta, carro 10 da RZ Motorsport
Popó Bueno, carro 74 da RZ Motorsport\n \n
2º) Allam Khodair, carro 18 da Vogel a 2s663
3º) Daniel Serra, carro 29 da RBR Mattheis a 4s006
4º) Valdeno Brito, carro 77 da A. Mattheis a 5s988
5º) Cacá Bueno, carro 0 da RBR Mattheis a 10s828
6º) Nonô Figueiredo, carro 11 AMG Motorsport a 11s980
7º) Antônio Pizzonia, carro 1 da Nascar JF Racing a 15s821
8º) Julio Campos, carro 4 da Carlos Alves Competições a 16s644
9º) Vitor Meira, carro 6 da ProGP a 17s267
10º) Galid Osman, carro 28 da FTS a 23s222
11º) Giuliano Losacco, carro 9 da A. Mattheis a 23s622
12º) Ricardo Sperafico, carro 20 da Micos Racing a 25s530
13º) Max Wilson, carro 65 da RC Competições a 25s847
14º) Denis Navarro, carro 5 da Vogel a 27s230
15º) Diego Nunes, carro 16 da Hot Car a 27s411
16º) Luciano Burti, carro 14 da Boettger a 28s458
17º) David Muffato, carro 35 da Boettger a 29s724
18º) Eduardo Leite, carro 37 da Hot Car a 34s941
19º) Xandinho Negrão, carro 99 da Full Time a 37s923
20º) Tuka Rocha, carro 25 da FTS a 38s655
21º) Claudio Caparelli, carro 57 da Bassani Racing a 44s816
22º) Rubens Barrichello, carro 17 da Full Time a uma volta
23º) Rodrigo Sperafico, carro 19 da Micos Racing a 3 voltas
24º) Patrick Gonçalves, carro 8 da Carlos Alves Competições a 7 voltas Não completaram: Pedro Boesel, carro 88 da Nascar JF Racing
Lico Kaesemodel, carro 63 da RCM
Duda Pamplona, carro 23 da ProGP
Fábio Carbone, carro 45 da Bassani Racing
Ricardo Maurício, carro 90 da RC Competições
Thiago Camilo, carro 21 RCM
Ricardo Zonta, carro 10 da RZ Motorsport
Popó Bueno, carro 74 da RZ Motorsport\n \n