Globo Esporte/LD
O Fluminense faz seu último jogo do ano no próximo domingo, contra o Figueirense, em Florianópolis. Depois, é descanso e momento de pensar oficialmente em 2016. A diretoria e o técnico Eduardo Baptista já montaram um planejamento, que inclui a dispensa de alguns jogadores e a chegada de outros. E quatro caras novas, mas já conhecidas dos tricolores, estão nos planos para iniciarem junto com o elenco a pré-temporada nos Estados Unidos.
O principal nome é o atacante Biro Biro, destaque da Ponte Preta no Brasileiro. Além dele, retornam de empréstimo o meia Eduardo, que estava no Bahia, e o atacante Samuel, que defendeu o Sport, onde foi comandado por Eduardo Baptista. O menos conhecido da torcida é o meia Daniel, um dos destaques do time sub-20 e que se tornou uma grande aposta para 2016. Franzino, no jogador passa por um trabalho de fortalecimento muscular.
Outro atleta da base que tinha chance de iniciar o ano nos profissionais é o atacante Matheus Pato, mas ele machucou o joelho e precisará de cirurgia. A expectativa de retorno ao trabalho é em cerca de seis meses, o que vai retardar sua incorporação. Ele já havia sido relacionado em um jogo deste Brasileiro, contra o Avaí, na Ressacada.
- O Daniel é um jogador que já vai para a Flórida conosco. Estamos integrando também o Eduardo, que fez uma boa temporada no Bahia. Eu já conheço o Matheus Pato de campeonatos anteriores, vamos esperar a recuperação dele para dar sequência. De início, vamos com 30 ou 32 nomes para a pré-temporada. Depois, vamos tentar pinçar o que possa nos servir - disse o treinador.
Mas Eduardo Baptista quer mais. Seu desejo é reforçar o elenco com jogadores experimentados e vitoriosos. De cinco a seis, e de preferência que cheguem em tempo de iniciarem a pré-temporada já com o grupo totalmente formado.
- Esses cinco ou seis reforços são para dar suporte aos jovens, que muitas vezes não sabem como lidar como pressão. Trazer jogadores que passem exemplo e tranquilidade dentro de campo é fundamental.
Neste sábado, o Flu realiza o último treino nas Laranjeiras e viaja para Florianópolis. Domingo, às 17h, enfrenta o Figueirense. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 4 de janeiro, e a viagem para os Estados Unidos será no dia seguinte.