VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
24/08/2014 10:16:19
Ricciardo vence GP da Bélgica; Massa é 13º
O duelo entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton pelo título de 2014 já estava saindo faísca.

GloboEsporte.com/AB

Foto: Efeservicios
O duelo entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton pelo título de 2014 já estava saindo faísca. E no GP da Bélgica deste domingo, válido pela 12ª etapa da temporada, saiu até pedaço. Após ser superado pelo companheiro de Mercedes na largada, o alemão tentou dar o troco, mas o acabou tocando no carro do britânico. Nico perdeu parte do bico, mas quem teve azar mesmo foi o britânico, que furou o pneu traseiro esquerdo, precisou ir para os boxes e caiu para as últimas posições.nbsp;
E aí, mais uma vez fica lição: não se pode dar bobeira para Daniel Ricciardo. O australiano da RBR, que largara e quinto e ultrapassara Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) no começo da prova, aproveitou a parada precoce de Rosberg para trocar a asa dianteira, assumiu a liderança e rumou para sua terceira vitória no ano. Nico se recuperou e ainda chegou em segundo, mas ao subir no pódio ouviu uma sonora vaia dos torcedores que lotaram Spa-Francorchamps, inconformados com o incidente. Já Hamilton não conseguiu reagir e decidiu abandonar a prova a quatro voltas do fim, quando era 16º.Companheiro de Felipe Massa na Williams e uma das revelações do campeonato, Valtteri Bottas fez mais uma bela corrida e completou o pódio após largar em sexto. Já o brasileiro, que largou em nono, mais uma vez não teve sorte. Detritos do pneu de Hamilton prenderam embaixo do assoalho de seu carro e o impediram de imprimir um ritmo forte, o fazendo perder posições. A equipe só descobriu e resolveu o problema no segundo pit stop. Depois disso, o brasileiro foi capaz de dar voltas muito mais rápidas, mas não o suficiente para alcançar a zona de pontuação, terminando em 13º.
Com o resultado, Rosberg chegou aos 220 pontos e aumentou sua vantagem para Hamilton de 11 para 29 pontos. Único piloto que não é da Mercedes a vencer na temporada, Ricciardo segue comendo pelas beiradas e já é o terceiro, com 156. Felipe Massa segue em 10º, com 40 pontos.nbsp; A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, com o GP da Itália, de 5 a 7 de setembro, no tradicionalíssimo circuito de Monza.
Hamilton passa Rosberg na largada
Como havia dito no sábado, Hamilton provou que largar no segundo lugar do grid em Spa é interessante. O britânico foi para cima de Rosberg e assumiu a ponta. Vettel se aproveitou e pulou para segundo. O tetracampeão ainda tentou dar o bote em cima de Hamilton, mas passou direto na Les Combes teve que devolver a posição, perdendo também o segundo lugar para Nico. Massa, que começou em nono, não ganhou nem perdeu posições.
Em segundo, Rosberg partiu para cima de Hamilton. O alemão tentou passar o companheiro por fora, mas acabou tocando com a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo do inglês. Nico perdeu parte do bico, mas que teve mais prejuízo foi Hamilton. Dando continuidade à maré de azar, o britânico teve o pneu furado e precisou dar quase uma volta completa no longo circuito de Spa para seguir para os boxes e trocar os compostos, caindo para a última posição. Enquanto isso, Rosberg assumiu a liderança.
Mais atrás, Ricciardo ultrapassou Alonso e assumiu a terceira posição. Poucas voltas depois, beneficiou-se de um erro de Vettel e subiu para segundo. nbsp;Sem conseguir imprimir um bom ritmo, Massa perdia posições, caindo para 11º. Enquanto isso, o alemão André Lotterer abandonava seu primeiro GP na F-1, em razão de um apagão no motor de sua Caterham. Pastor Maldonado, da Lotus, era outro a deixar a corrida.
Na oitava volta, a Mercedes antecipou o primeiro pit stop de Rosberg para trocar a asa dianteira do carro. O líder do campeonato colocou um novo pneu de jogos macios e voltou na décima posição. Ricciardo assumiu a liderança, seguido de Vettel, Bottas e Alonso. A dupla da RBR foi para os boxes deixando o finlandês na ponta, seguido pelo espanhol. Mas o piloto da Ferrari foi informado que precisaria pagar um stop and go em razão de os mecânicos terem ficado mexendo o seu carro com menos de 15 segundos para a volta de apresentação – punição que poderia ser cumprida durante a parada.
Após a primeira rodada de pit stops, Ricciardo era o primeiro colocado, seguido por Raikkonen, Vettel, Rosberg e Bottas, com 15 das 44 voltas completadas. Alonso era o sétimo, atrás de Magnussen. Detritos do pneu furado de Hamilton prenderam no assoalho do carro de Massa. Sem conseguir imprimir um bom ritmo por isso, o brasileiro perdeu posições e caiu para 14º. Já Hamilton se encontrava em 16º.
Na tentativa de se livrar de Vettel, Rosberg deu uma freada forte na Bus Stop e fritou pneu, precisando recuar. Na 18ª volta, Hamilton fez seu segundo pit stop, trocando os compostos médios pelos macios. Lá na frente, Ricciardo aproveitava para abrir vantagem. Em 20 voltas, o australiano já abria 6s de vantagem sobre o segundo colocado Raikkonen.
Por ter feito o segundo pit stop mais cedo que os demais, Rosberg conseguiu ganhar as posições de Raikkonen, Vettel, que retornaram em quarto e quinto respectivamente. Na frente dele estavam apenas Ricciardo e Bottas, ambos com apenas uma parada. No segundo pit stop de Massa, a Williams conseguiu retirar os detritos presos no assoalho do carro. De volta à pista na 14ª posição, o brasileiro conseguiu passar a virar no tempo dos líderes, sendo o mais veloz da pista no momento. Com dificuldades em escalar o pelotão, Hamilton se mantinha em 16º.
Ricciardo fez a segunda parada mas voltou três segundos à frente de Rosberg, que assumira a segunda colocação após o pit stop de Bottas. O terceiro colocado nesse momento era Raikkonen, e o quarto, Vettel. O finlandês ficou pouco tempo em quinto. Partiu para cima do tetracampeão da RBR e assumiu o quarto lugar com uma bela manobra por fora na Les Combes.
A dez voltas do fim, Rosbergnbsp; e Vettel pararam nos boxes pela terceira vez. O alemão da Mercedes voltou em quarto, imediatamente atrás de Bottas, enquanto o compatriota da RBR retornou em oitavo. Enquanto isso, Ricciardo seguia firme na liderança, com 21s de diferença para Raikkonen. Massa era 11º nbsp;e Hamilton, o 16º.
Com pneus novos, Nico conseguiu se livrar rapidamente de Bottas e Kimi, subindo para segundo. O líder do campeonato tinha oito voltas para tirar 20 segundos de desvantagem para o australiano da RBR. Em 16º, fora da zona de pontuação e sem conseguir reagir, Hamilton decidiu abandonar a corrida na 40ª volta para poupar equipamento.
Nas voltas finais, uma intensa briga entre Alonso, Magnussen, Button e Vettel roubou a cena. Os quatro se alternaram da quinta a oitava posição, com direito a fechadas do dinamarquês no espanhol e a um toque do bicampeão no alemão da RBR. Lá na frente, Rosberg tirava quase três segundos por volta de Ricciardo, mas não foi capaz de alcançar o australiano, que recebeu a bandeirada com 3s de vantagem.