VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
10/10/2015 11:11:00
Rosberg domina Hamilton e conquista pole na Rússia. Brasileiros caem no Q2

Globo Esporte/LD

Nada de vazamento de combustível, nem de chuva, muito menos de acidente. Os imprevistos que atrapalharam os treinos livres passaram longe da atividade deste sábado que definiu o grid de largada para o GP da Rússia, que será disputado neste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 8h (de Brasília). Em uma sessão tranquila, Nico Rosberg conquistou a pole position com o tempo de 1m37s113. Dominante, o alemão da Mercedes foi o mais rápido no Q1, no Q2 e no Q3 e não deu chances para seu companheiro e líder do campeonato Lewis Hamilton, que fechou a primeira fila do grid. É a terceira pole de Nico no ano, a segunda seguida, sua 18ª na carreira, o que o transforma no "não campeão" que mais largou na frente na história da Fórmula 1, ao lado de René Arnoux. Hamilton, que tem 11 na temporada, não faz a pole há três etapas.

Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr foram eliminados no Q2. Mas saíram com sabores distintos. O veterano da Williams não conseguiu encaixar uma boa volta e acabou em 15º, enquanto seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, avançou e conquistou o terceiro lugar, à frente da dupla da Ferrari, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Já o novato da Sauber se recuperou de resultados ruins nas etapas anteriores e ficou em 12º lugar, bem à frente do seu parceiro Marcus Ericsson, o 17º.

Nico Hulkenberg (Force India), Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus), Max Verstappen (STR) e Daniel Ricciardo (RBR) completaram o top 10. Depois de “cornetar” a Manor e levar o troco no twitter, Fernando Alonso se viu eliminado no Q1 com seus “futuros vizinhos de garagem”. Como tem que pagar uma punição de 35 posições, largará em penúltimo, à frente apenas de Carlos Sainz Jr., que não disputou o treinou em razão de um forte acidente durante o 3º treino livre.

Q1

Hospitalizado devido a batida, Carlos Sainz Jr. não participou da classificação. Com isso, apenas quatro pilotos foram eliminados no Q1: Fernando Alonso (McLaren), a dupla da Manor, Will Stevens e Roberto Merhi, além do companheiro de Nasr na Sauber, Marcus Ericsson. O jovem brasileiro passou “raspando”, em 15º, e avançou para o Q2. Felipe Massa, por sua vez, se classificou com tranquilidade, em quinto. Rosberg foi o mais rápido nesta primeira parte, com 1m38s343, seguido por Bottas, Hamilton e Vettel.

Eliminados no Q1: Alonso, Ericsson, Steves e Merhi

Q2

O Q2 marcou as eliminações dos dois brasileiros. Massa não conseguiu acertar uma boa volta e ficou em 15º. Já Nasr estava entre os dez classificados até os instantes finais, mas foi empurrado por Sergio Pérez e Daniil Kvyat para 12º. No fim, o russo da STR também acabou eliminado, assim como Jenson Button (McLaren) e Pastor Maldonado (Lotus). Rosberg seguiu dominando, agora com 1m37s500, acompanhado por Hamilton, Bottas, Raikkonen e Vettel. Completaram os classificados para a superpole: Hulkenberg, Grosjean, Pérez, Ricciardo e Verstappen.

Eliminados no Q2: Kvyat, Nasr, Button, Maldonado e Massa

Q3

Os pilotos aproveitaram a primeira volta rápida apenas para aquecer os pneus. Os primeiros a acelerarem foram os pilotos da Force India, Hulk e Pérez. Raikkonen, Vettel e Bottas se alternaram na ponta na sequência. Mas Rosberg acabou com a brincadeira ao cravar 1m37s113 e assumir a ponta. Hamilton veio a seguir, mas não conseguiu bater o companheiro, ficando a três décimos, com 1m37s433.

A dupla da Mercedes seguiu na pista, diferentemente do que acontece normalmente, quando todos os pilotos do Q3 trocam os pneus para os minutos finais. Restando dois minutos, porém, o britânico cometeu um erro em sua última tentativa, foi para os boxes e por lá ficou. Sem ser ameaçado pelos rivais das demais equipes, Nico pôde comemorar a pole antecipadamente. Ninguém conseguiu baixar as marcas nos instantes finais e a Williams celebrou o fato de Bottas permanecer à frente da dupla da Ferrari.

Top 10: Rosberg, Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez, Grosjean, Verstappen e Ricciardo