G1/LD
O São Paulo estará repleto de problemas para enfrentar o Palmeiras, na próxima quarta-feira, às 19h30, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O técnico Dorival Júnior pode ter pelo menos 12 desfalques para o confronto.
Os zagueiros Ferraresi e Beraldo, os laterais Moreira e Igor Vinícius, e os meias Galoppo, Talles Costa e Michel Araújo se recuperam de lesões.
Já o lateral Welington e os atacantes Erison e Alexandre Pato aprimoram a forma física após longo período afastados. Dorival tem pregado cautela com o trio, que deve seguir fora contra o Palmeiras. Além deles, o lateral Raí Ramos será ausência por já ter jogado a Copa do Brasil pelo Ituano.
O 12º jogador que pode desfalcar o Tricolor quarta-feira é Calleri. O atacante tem sentido fortes dores nas costas desde o confronto contra o Tigre, na última terça-feira, e foi baixa contra o Fluminense, no último sábado.
Dorival Júnior afirmou em entrevista coletiva no sábado que dificilmente o atacante estará à disposição no clássico. O pessimismo se dá pelo fato de Calleri não estar conseguindo nem sequer ir a campo para participar dos treinos.
Por conta do local da dor, métodos como injeção para aliviar a dor não funcionam. Desta maneira, o jogador será avaliado dia após dia para saber suas reais condições físicas.
Com todos esses problemas, Dorival tem apostado em jovens formados na base. Juan, por exemplo, foi o substituto de Calleri contra o Fluminense e desponta como favorito a assumir a vaga também contra o Palmeiras. O garoto fez uma boa partida pelo Brasileirão.
Outro que tem se destacado é o meio-campista Rodriguinho. Após ser revelado no ano passado e receber poucas chances, o jogador tem tido sequência com Dorival e, inclusive, foi titular pela primeira vez no Campeonato Brasileiro no confronto diante do Flu.
– O que me deixa muito satisfeito é que vejo a equipe entrando com cinco garotos da base, formados aqui, vários desfalques, estamos com dez ou 12 jogadores no departamento médico, e o São Paulo vem dando uma ótima resposta independente da escalação, das substituições, todo mundo tem entrado com muita segurança, determinado em busca de resultados – afirmou Dorival.
Os desfalques acompanham o Tricolor na temporada. O time não consegue ter uma sequência devido ao grande número de problemas. No ano passado, a situação foi bem semelhante e comprometeu o desempenho da equipe em momentos cruciais.
A boa notícia para o treinador é o retorno de Caio Paulista à lateral esquerda. O jogador foi ausência na última partida por questões contratuais. Ele pertence ao Fluminense e para jogar era necessário que o São Paulo pagasse R$ 1 milhão ao clube carioca.