Globo Esporte/LD
Quando chegou ao Santos, o técnico Levir Culpi resgatou alguns jogadores que pouco atuavam com Dorival Júnior. Daniel Guedes, Noguera e Vecchio são exemplos disso. Outros, porém, perderam espaço e seguem sem oportunidade. Ainda assim, esses jogadores despertam interesse de outros clubes.
O caso mais recente é de Léo Cittadini, indicado pelo ex-técnico Dorival Júnior ao rival São Paulo. A negociação, no entanto, é difícil. Isso porque o meia quer se tranferir para o futebol europeu.
O Chievo, da Itália, também negocia com o Peixe para contar com o jovem de 23 anos. O Peixe aceita emprestá-lo de graça, mas quer fixar uma opção de compra no valor de 5 milhões de euros (R$ 18,5 milhões), considerado alto pelos italianos, o que esfriou as tratativas. Cittadini entrou em campo apenas três vezes sob comando de Levir.
Outro jogador que esteve no radar do São Paulo foi Cleber. O zagueiro, que chegou ao Alvinegro com status de titular, hoje é a quarta opção na posição e não recebeu oportunidades no Santos desde a chegada de Levir.
Cleber foi a segunda contratação mais cara do clube no ano, atrás apenas de Bruno Henrique. Ele veio do Hamburgo, da Alemanha, por 2 milhões de euros (cerca de R$ 7,3 milhões). O Peixe não queria sair no prejuízo e só aceitaria vendê-lo pelo valor investido, o que fez o São Paulo recuar e não seguir com as conversas.
Terceira opção na lateral direita, Matheus Ribeiro tinha negociação encaminhada com o Amiens, da França, mas a alta pedida do Peixe fez o clube europeu desistir do empréstimo.
Matheus foi uma das oito contratações do Santos para a temporada. Ele chegou ao Peixe em janeiro, após se destacar no título da Série B com o Atlético-GO em 2016. A facilidade com a perna esquerda motivou a indicação do ex-técnico Dorival Júnior. O jogador, porém, não deslanchou e perdeu a briga pela posição para Victor Ferraz e Daniel Guedes. Ao todo são nove jogos na temporada.
A única negociação em que o Peixe liberou o atleta foi a de Rodrigão com o Bahia. Com três centroavantes no elenco (Ricardo Oliveira, Kayke e Nilmar), ele tinha pouco espaço no Alvinegro. Seu empréstimo no tricolor baiano é válido até o fim do ano.
Confira as informações do Santos para o jogo contra o Fluminense:
Data e horário: segunda-feira, 20h (de Brasília) Local: Pacaembu, em São Paulo Time provável: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Jean Mota (Yuri) e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira Desfalques: Renato (dores na coxa direita), Vecchio (lesão muscular na coxa), Vitor Bueno (lesão no ligamento do joelho), Luiz Felipe (em recuperação de cirurgia no joelho), Matheus Jesus, Gustavo Henrique e Nilmar (processo de recondicionamento físico e técnico) Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro apita a partida, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (todos de Goiânia) Transmissão: SporTV menos SP, Premiere e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega) Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 19h