Globo Esporte/LD
O Santos trabalhava com dois planejamentos até esta quarta-feira: um com e outro sem Libertadores. Agora, depois de ser vice-campeão da Copa do Brasil, porém, terá de deixar o primeiro de lado e apostar apenas no segundo. O Peixe também corre o risco de perder os principais jogadores do elenco.
Fora da Libertadores, o Alvinegro deixa de lucrar R$ 4 milhões, que receberia se fosse campeão da Copa do Brasil, e R$ 3 milhões, que ganharia caso terminasse o Campeonato Brasileiro no G-4. Por isso, terá de mudar os planos para 2016 e deve deixar de contratar atletas renomados para a próxima temporada.
Recentemente, o superintendente de esportes do clube da Vila Belmiro, Dagoberto Santos, admitiu que os dirigentes trabalhavam com dois planejamentos. O sem Libertadores deve seguir os mesmos métodos que foram utilizados para formar o time de 2015: buscar jogadores em fim de contrato para gastar pouco.
Apesar da ideia da diretoria, o técnico Dorival Júnior disse, em entrevista coletiva após a derrota para o Palmeiras na decisão, que não pretende mudar o planejamento.
– Não muda o planejamento, temos muitas coisas definidas. Conversamos nos últimos três, quatro meses. Chegamos a coisas muito boas. Pegamos qualquer time de igual para igual. Tem que sair fortalecido. Mesmo que seja uma derrota doída, tem que se fazer presente em 2016. Algumas coisas serão corrigidas. O Santos se vê preparado para um ano muito melhor – falou.
Além disso, o Santos pode perder jogadores no fim deste ano ainda. O meia Lucas Lima resistiu ao mercado europeu no meio do ano e deve ser alvo de propostas novamente. Em julho, ele recusou o Porto, de Portugal, para ficar no Peixe em busca do sonho de chegar à seleção brasileira – e chegou.
O atacante Gabriel também se destacou durante toda a temporada e recebeu diversas sondagens europeias, mas decidiu permanecer na Vila Belmiro. Agora, sem Libertadores, pode ser seduzido por um projeto de fora do Brasil.
Enquanto se planeja para o ano que vem, o Santos ainda disputa a última rodada do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 17h (de Brasília), contra o Atlético-PR, na Vila Belmiro. O Peixe está em sétimo lugar na tabela de classificação e não tem mais chances de chegar ao G-4.