Globo Esporte/LD
O nome de Arouca não é novidade na Cidade do Galo. O volante já esteve em pauta em outras ocasiões. Prestes a se tornar jogador do clube – primeiro deve passar por uma bateria de exames e ser aprovado – como o jogador chega ao Atlético-MG? O GloboEsporte.com analisou o histórico do atleta, que tem tudo para ser o primeiro reforço de 2018.
Na temporada 2017, Arouca atuou em apenas dois jogos. Um deles amistoso, contra a Chapecoense no início do ano. A outra oportunidade foi curta. Cinco minutos em campo contra a Ponte Preta, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos anos, Arouca teve de superar um problema grave: as lesões. Foram duas sérias em 2017. O setorista do Palmeiras no GloboEsporte.com, Felipe Zito, acompanhou de perto a rotina do volante para deixar o departamento médico do Palmeiras.
- O Arouca teve uma lesão no tornozelo esquerdo durante a pré-temporada. O clube optou por realizar uma artroscopia em um primeiro momento. Ele voltou a ser relacionado, mas, com dores, foi operado em março. Voltou aos gramados em outubro.
Velho conhecido do técnico
Oswaldo de Oliveira não será um treinador desconhecido para Arouca. Eles trabalharam juntos em três oportunidades: Fluminense, Santos e Palmeiras. Inclusive, o auge de Arouca no Palmeiras foi no ano de sua chegada, em 2015, quando o Verdão foi comandado por Oswaldo.
- O volante foi contratado em 2015 a pedido de Oswaldo de Oliveira. Ele chegou ao clube com o peso de ser uma das principais peças da reformulação palmeirense e foi importante na campanha do título da Copa do Brasil de 2015, quando também teve de superar uma grave lesão muscular , disse Felipe Zito.
Em três anos de Palmeiras, Arouca disputou 62 jogos. Ele não marcou nenhum gol.
Posicionamento em campo
O tempo no departamento médico fez Arouca perder espaço em São Paulo. Quando conseguiu jogar, alternou na função de primeiro ou segundo volante. Preferencialmente, Arouca atua mais adiantado na função do meio-campo.
- Quando foi titular, viveu seu melhor momento no clube quando formou dupla com Gabriel, hoje no Corinthians, completou o setorista do Palmeiras.