Globo Esporte/LD
O Grêmio tentou, mas não foi o suficiente. Principalmente pelo fato de a produção de outras partidas ter ficado abaixado das expectativas na noite deste sábado. O baixo rendimento no Zayed Sports City, em Abu Dhabi, culminou com a derrota por 1 a 0 para o Real Madrid.
O sempre alegre e descontraído Renato Gaúcho estava com um semblante mais abatido. Também pudera. O sonho de conquistar o Mundial de Clubes estava encerrado. Nem por isso o treinador tricolor deixou de elogiar a campanha gremista ao longo da temporada.
- Os jogadores (do Real Madrid) têm uma qualidade muito grande. Sabíamos que encontraríamos muitas dificuldades. Pelo que o Real Madrid jogou, mereceu ser campeão. Estamos tristes, mas de cabeça erguida por tudo que fizemos em 2017.
Além do talento dos comandados de Zidane, Renato viu outro obstáculo. A equipe esteve abaixo do que está acostumada a produzir. Por mais que o empenho tenha seguido até o apito final, não foi o suficiente.
- Nossa equipe hoje não esteve tão bem. É difícil jogar contra o Real Madrid. Eles têm muita qualidade. Tentamos - declarou.
O técnico seguiu a lamentação pela atuação. Enalteceu que o time espanhol é um dos três melhores do mundo. Com a dor pela queda, lembrou o erro de Luan e Lucas Barrios, que abriram na barreira na cobrança de falta de Cristiano Ronaldo, no único gol da partida e lembrou a frase tão repetida por Muricy Ramalho quando ainda era treinador:
- Eu estou há 15 meses no Grêmio e a coisa que mais repito é que a bola pune. Os pequenos detalhes fazem diferença - finalizou.
Com o resultado, o Grêmio é vice-campeão do Mundial de Clubes. O time agora sai de férias. No dia 18 de janeiro, o time de Renato Gaúcho inicia a disputa do Gauchão, quando enfrenta o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí.