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16/10/2012 07:09:47
Anac abre processo para investigar incidente no Aeroporto de Viracopos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo, nesta segunda-feira (15), para investigar o incidente que deixou o Aeroporto Internacional de Viracopos fechado por 45h.

G1/LD

\n \n A\n Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo,\n nesta segunda-feira (15), para investigar o incidente que deixou o Aeroporto\n Internacional de Viracopos fechado por 45h. O orgão irá apurar se plano de\n emergência foi cumprido pela companhia Centurion Cargo e pela Empresa\n Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).\n \n O\n aeroporto de Campinas(SP) ficou fechado por conta de um incidente na noite de\n sábado (13), quando um avião da Centurion Cargo teve problemas no trem de pouso\n e ficou parado na única pista de Viracopos. Os equipamentos para a remoção da\n aeronave vieram de São Paulo e a primeira tentativa de liberação da pista\n falhou.\n \n O\n plano de emergência, segundo a Anac, é um documento que estabelece as\n responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser\n acionados para o atendimento às emergências ocorridas. Esse documento contém um\n plano de remoção de aeronaves inoperantes e desinterdição de pista, que tem\n como objetivo o retorno das operações na área onde ocorreu o imprevisto.\n \n De\n acordo com a Anac, depois de apurar o incidente em Viracopos, o órgão pode\n punir à empresa aérea, com multas, restrições operacionais e até a suspensão\n das atividades da companhia em território nacional.\n \n O\n G1 tentou contato com o único representante autorizado a falar em nome da\n Centurion Cargo, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria da Infraero\n informou que possui um plano de emergência e que ele foi aplicado durante o\n incidente em Viracopos.\n \n Prejuízos\n \n
\n Os trabalhos para remoção do avião, limpeza e manutenção do asfalto da pista\n recomeçaram às 16h desta segunda, após 44 horas do incidente. Às 17h35, o\n aeroporto foi reaberto e as companhias aéreas iniciaram os check-ins para a\n retomada dos voos. A primeira decolagem ocorreu às 18h11 com destino a Salvador\n (BA).\n \n A\n companhia aérea Azul foi a que precisou cancelar o maior número de viagens,\n pois é responsável por 85% dos voos domésticos do aeroporto. Foram cancelados\n 470 voos até as 17h de segunda-feira e pelo menos 25 mil clientes foram\n afetados, de acordo com a empresa. Os passageiros prejudicados têm o direito a\n uma nova passagem, ou até mesmo à devolução integral e imediata do valor da\n passagem, segundo a Fundação Procon de São Paulo. Um documento orienta sobre os\n direitos dos consumidores nos aeroportos e pode ser acessada pela internet, na\n página do órgão.
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\n Segundo a Anac, caso o passageiro tenha se sentido prejudica ou tenha seus\n direitos desrespeitados, deve procurar primeiro a empresa aérea contratada,\n para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do\n problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a\n demanda para o órgão. A Anac disponibiliza o telefone 0800-725-4445 e a\n possibilidade de contato por meio do site oficial.\n \n \n \n \n