Geral
09/12/2013 09:09:28
Sebrae e CEF iniciam ações empreendedoras no Residencial Fernanda
"O sucesso não é uma coisa que vai acontecer do dia para a noite. Mas a gente precisa se contagiar, acreditar e tomar uma atitude", ressaltou o diretor técnico do Sebrae no MS, Tito Estanqueiro.
Da assessoria/LD
Moradores do Residencial Fernanda (Ronaldo Tenuda),\n localizado na região do Portal Caiobá, em Campo Grande, receberam durante toda\n a manhã do último sábado (7) uma programação voltada ao empreendedorismo; ação\n promovida pelo Sebrae/MS e a Caixa Econômica Federal, com o apoio dos Sistemas\n Fecomércio (Sesc, Senac), Fiems (Sesi, Senai) e Famasul (Senar); na qual houve\n palestras, Cine Sebrae e atendimento ao público.
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\n "O sucesso não é uma coisa que vai acontecer do dia para a noite. Mas a\n gente precisa se contagiar, acreditar e tomar uma atitude", ressaltou o\n diretor técnico do Sebrae no MS, Tito Estanqueiro.
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\n A iniciativa faz parte do projeto federal de Desenvolvimento Integrado\n Sustentável do Território - DIST, destinado a empreendimentos do programa\n "Minha Casa, Minha Vida"; único do Mato Grosso do Sul entre dez\n contemplados no Brasil. "Durante estes dois anos de projeto queremos\n plantar a semente do empreendedorismo", conclui Estanqueiro.
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\n Ao todo, vivem hoje na comunidade 860 famílias. O superintendente da Caixa no\n estado, Paulo Antunes de Siqueira, destacou que for considerada a região, já\n foram construídas cinco mil unidades habitacionais, o que aumentar as\n oportunidades para empreender. "Não tenho dúvidas que todos ao redor são\n potenciais clientes de vocês", garantiu.
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\n Valdir Novaki, considerado o melhor pipoqueiro do Brasil, contou sua trajetória\n de sucesso, desde quando utilizou os R$ 4.600 economizados em 14 anos por ele e\n sua esposa para comprar um carrinho de pipoca e se instalar na principal praça\n de Curitiba, até os dias de hoje, em que cria constantemente estratégias para\n contagiar os clientes; além de ministrar palestras por todo o país.nbsp;
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\n "Eu foquei em ser a referência em vender pipoca e não medi esforços para\n alcançar. Isso foi o principal motivo para conseguir o que tenho hoje. O que\n faço é uma paixão, quero sempre ter o desafio de melhorar, ver até onde posso\n chegar com meu carrinho e agradar a clientela", afirma.
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\n Desempregada após sair do interior para viver na Capital, a moradora do\n conjunto, Fátima Regina, afirmou que pensa abrir um negócio semelhante o que já\n possuía antes da mudança. "Vendia muitos bolos e geladinhas durante três\n anos. Esse caso me serviu de motivação para continuar".
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\n Já Márcio de Oliveira, proprietário de um carrinho de churros, também foi até o\n local em busca de conhecimento. "A atividade dele, de ambulante, é igual a\n minha, por isso me interessei. Aprendi bastante coisa. Vou agora me formalizar\n e convencer minha irmã de ter o próprio negócio", falou\n entusiasmado.nbsp; nbsp;
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\n As atividades se encerraram após o público participar do Cine Sebrae e da palestra\n "Atitude: Mude Você, Mude o Mundo", com o instrutor do Sesi e Senai,\n Ronilço Cruz de Oliveira.
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\n A parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a\n instituição financeira prevê até 2015 as seguintes ações: planejamento estratégico\n participativo, rede de cooperação, capacitação empresarial e de lideranças,\n qualificação da mão-de-obra, acesso a mercado e a crédito orientado,\n disseminação da cultura do empreendedorismo, formalização dos pequenos\n negócios; entre outros.
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\n "O sucesso não é uma coisa que vai acontecer do dia para a noite. Mas a\n gente precisa se contagiar, acreditar e tomar uma atitude", ressaltou o\n diretor técnico do Sebrae no MS, Tito Estanqueiro.
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\n A iniciativa faz parte do projeto federal de Desenvolvimento Integrado\n Sustentável do Território - DIST, destinado a empreendimentos do programa\n "Minha Casa, Minha Vida"; único do Mato Grosso do Sul entre dez\n contemplados no Brasil. "Durante estes dois anos de projeto queremos\n plantar a semente do empreendedorismo", conclui Estanqueiro.
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\n Ao todo, vivem hoje na comunidade 860 famílias. O superintendente da Caixa no\n estado, Paulo Antunes de Siqueira, destacou que for considerada a região, já\n foram construídas cinco mil unidades habitacionais, o que aumentar as\n oportunidades para empreender. "Não tenho dúvidas que todos ao redor são\n potenciais clientes de vocês", garantiu.
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\n Valdir Novaki, considerado o melhor pipoqueiro do Brasil, contou sua trajetória\n de sucesso, desde quando utilizou os R$ 4.600 economizados em 14 anos por ele e\n sua esposa para comprar um carrinho de pipoca e se instalar na principal praça\n de Curitiba, até os dias de hoje, em que cria constantemente estratégias para\n contagiar os clientes; além de ministrar palestras por todo o país.nbsp;
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\n "Eu foquei em ser a referência em vender pipoca e não medi esforços para\n alcançar. Isso foi o principal motivo para conseguir o que tenho hoje. O que\n faço é uma paixão, quero sempre ter o desafio de melhorar, ver até onde posso\n chegar com meu carrinho e agradar a clientela", afirma.
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\n Desempregada após sair do interior para viver na Capital, a moradora do\n conjunto, Fátima Regina, afirmou que pensa abrir um negócio semelhante o que já\n possuía antes da mudança. "Vendia muitos bolos e geladinhas durante três\n anos. Esse caso me serviu de motivação para continuar".
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\n Já Márcio de Oliveira, proprietário de um carrinho de churros, também foi até o\n local em busca de conhecimento. "A atividade dele, de ambulante, é igual a\n minha, por isso me interessei. Aprendi bastante coisa. Vou agora me formalizar\n e convencer minha irmã de ter o próprio negócio", falou\n entusiasmado.nbsp; nbsp;
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\n As atividades se encerraram após o público participar do Cine Sebrae e da palestra\n "Atitude: Mude Você, Mude o Mundo", com o instrutor do Sesi e Senai,\n Ronilço Cruz de Oliveira.
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\n A parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a\n instituição financeira prevê até 2015 as seguintes ações: planejamento estratégico\n participativo, rede de cooperação, capacitação empresarial e de lideranças,\n qualificação da mão-de-obra, acesso a mercado e a crédito orientado,\n disseminação da cultura do empreendedorismo, formalização dos pequenos\n negócios; entre outros.