CGNews/LD
Com os preços das passagens aéreas literalmente nas alturas, o transporte rodoviário tem se mostrado uma opção cada vez mais presente nas viagens de lazer dentro do Brasil. Tudo indica que essa será a tendência das viagens de férias nesta virada de 2022/2023, revela pesquisa da ClickBus, uma das mais populares plataformas de venda de passagens do segmento no país.
De acordo com o levantamento, entre janeiro e setembro deste ano foram vendidas 83% a mais de passagens rodoviárias do que no mesmo período de 2021. Apenas no mês de setembro foram realizadas 30% a mais de vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada pelo Ministério do Turismo e IBGE, cerca de 12,5% das viagens realizadas em 2021 foram de ônibus de linha, 10,2% de avião e 57,2% de carro particular ou de empresas.
Observa-se que não se trata de um público que sempre optou por viajar de ônibus. A pesquisa mostra que mais de 70% das compras de passagens na plataforma da ClickBus foram realizadas por novos usuários. Também se observou um aumento nas buscas por esse tipo de transporte no mesmo período, registrando um crescimento de 275% na média diária de buscas no site comparado a 2021.
A competitividade dos preços das passagens de ônibus na comparação com as passagens aéreas e a modernização da infraestrutura dos ônibus são fatores importantes na expansão do transporte rodoviário de passageiros, segundo a ClickBus. A passagem só de ida pela Gol Linhas Aéreas entre Campo Grande e São Paulo, com embarque no dia 21 de dezembro, sai por R$ 1.527,27. Já a passagem só de ida em ônibus da Andorinha (classe Executiva) para o mesmo dia e trecho sai por R$ 454,83.
O levantamento da Clickbus também aponta que desde a pandemia de Covid-19 houve um aumento de 16% na demanda por rotas de até 300 km de distância, confirmando a tendência dos viajantes optarem por percorrer curtas distâncias para viagens domésticas.