VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
17/10/2023 09:22:00
Cateto infringe limite de velocidade, corre pelas ruas da Silviolândia e invade casa

Sheila Forato

Um Cateto assustou moradores da Silvioândia, distrito de Coxim, na tarde desta segunda-feira (16). Depois do susto, um dos moradores enviou o registro para o Edição MS e brincou num áudio, falando que o animal ultrapassou a lei, correndo a mais de 40 quilometros por hora pelas ruas do distrito.

Em seguida, o Cateto entrou na garagem de um dos moradores e batia os dentes fortemente, tentando intimidar as pessoas (confira vídeo em nosso Instagram @edicaoms). “O cara estava nervoso, mas é muito lindo. Deixamos ele quietinho, acabou saindo e foi embora”, contou Deutino Rodrigues de Oliveira, o Tino, de 63 anos.

O Cateto é chamado de porco do mato, devido a sua semelhança com os javalis. Quando adultos, medem de 75 a 100 centímetros de comprimento e aproximadamente 45 centímetros de altura. O peso varia de 14 a 30 quilos.

A espécie possui 38 dentes, sendo os caninos superiores os que mais se destacam. Diferentemente dos porcos verdadeiros, seus caninos são relativamente pequenos e com o crescimento reto e para baixo. Possuem o comportamento de bater os dentes como mecanismo de defesa quando se sentem ameaçados.

Para evitar acidentes, a orientação é para que não tentem prender o animal. Se ele estiver oferecendo algum tipo de risco, o ideal é acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental) para captura e devolução em seu habitat.