CE/LD
No fim do ano, o Hemosul costuma sentir uma queda na quantidade de doações de sangue, causada pelas férias e pelas festas de final de ano, o que acaba acarretando na escassez do estoque.
“Geralmente, alguns doadores estão viajando, outros cuidando das crianças em virtude das férias escolares ou com parentes em casa. Por isso, acabam deixando as doações para depois, mas este é o momento em que mais precisamos das doações”, explica a coordenadora-geral da Rede Hemosul MS, Marli Vavas.
Sendo assim, o Hemosul de Campo Grande está fazendo um apelo a todos os doadores que se solidarizem e compareçam às unidades para doar sangue, principalmente aqueles de tipagem sanguínea O negativo (O-) e O positivo (O ), que são as mais necessitadas.
“Hoje, nós estamos com os estoques baixos e precisamos restabelecê-los para atender a qualquer emergência que possa acontecer nesta época do ano. Então, contamos com o apoio de todos que possam nos ajudar para esta a doção de sangue”, reforça Vavas.
Quem estiver interessado em ajudar a realizar a recomposição das bolsas desses tipos sanguíneos, basta comparecer a qualquer unidades* de coleta de sangue na Capital.
Onde doar?
As doações podem ser feitas no Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro. O atendimento nesta quinta-feira (28) será até às 17 horas e na sexta-feira (29), das 7h às 17h. No sábado (30), o atendimento vai até às 12h.
Já na unidade do Hospital Regional no Aero Rancho (Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36), o atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.
Outra unidade é a da Santa Casa, na Rua Rui Barbosa, 3633, Centro. O atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.
É importante ficar atento que na segunda-feira (1º), a Rede Hemosul não terá atendimento em razão do feriado. As doações poderão ser realizadas na terça-feira (2) , em horário normal de expediente, das 7h às 17h.
Sobre a doação
O sangue O- pode ser usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo. Por isso, a doação deste tipo sanguíneo é de extrema importância. Critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos direto na página do Hemosul.
O que precisa para doar sangue?
Apresentar documento oficial com foto
Responder formulário com dezenas de perguntas a respeito do quadro de saúde Passar por triagem médica - o paciente fica em observação e recebe lanche da equipe após a doação de sangue
Estar bem alimentado e descansado
Quem pode doar sangue?
Pessoas entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais/responsáveis e portar autorização do responsável legal
Pessoas com 51kg ou mais
O homem pode doar sangue quatro vezes por ano, de três em três meses. Já a mulher pode doar sangue três vezes por ano, de quatro em quatro meses.
O período é diferente para a mulher, pois há perda de ferro durante o ciclo menstrual. Com isso, a reposição do estoque de ferro é mais demorada.
Quem não pode doar sangue?
Paciente infectado com Covid-19 ou gripe
Vacinados recentemente contra Covid-19 ou gripe. Quem tomou a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose
Grávidas
Puérperas
Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
Pessoas portadoras do vírus da Aids
Pessoas portadoras de hepatite B e C
Pessoas que possuem determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, etc
Pessoas que fazem uso de determinado medicamento ( consultar médico)
Pessoas que usam drogas ilícitas