CE/LD
A Carteira de Identificação Nacional (CIN), conhecida como "novo RG", começou a ser emitida em Mato Grosso do Sul no dia 11 de janeiro de 2024, e desde então mais de 197 mil documentos foram entregues. No entanto, quase 30% das pessoas que agendam o serviço gratuito não comparecem.
O procedimento é feito através de agendamento prévio, aberto sempre no dia 30 de cada mês (saiba como agendar para o mês de outubro aqui). Enquanto alguns ficam de fora do agendamento pelo esgotamento de vagas e precisam esperar o mês seguinte para tentar o atendimento, outros conseguem o horário para emitir o documento, mas não comparecem.
Dados do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que, desde janeiro, 59 mil pessoas faltaram ao compromisso, firmado por elas mesmas. Se considerarmos que o estado tem 2.100 vagas diárias para a emissão, há uma média de 630 ausências por dia.
As ausências prejudicam o andamento das emissões, e por isso a Sejusp permite encaixes. Para isso basta que a pessoa chegue em um dos pontos de atendimento, comprove a necessidade da emissão e aguarde.
Vantagens do Novo Documento
O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças.
O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade. Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o Machine Readable Zone (MRZ), reduzindo a probabilidade de fraudes.
Confira o passo a passo para emitir o 'Novo RG':
As pessoas devem agendar de forma online a emissão pelo link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
Na data marcada, é necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios:
CPF;
Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento;
Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.