VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
13/01/2017 12:29:00
Como a GOL melhorou a pontualidade de seus voos
A empresa, que decolou 230 mil vezes em 2016, foi pontual em 84,63% dos voos, segundo ranking internacional

Exame/PCS

GOL: a empresa, que decolou 230 mil vezes em 2016, foi pontual em 84,63% dos voos

A GOL foi escolhida como a companhia aérea mais pontual do Brasil, segundo a OAG (Official Airline Guide), empresa independente para monitoramento de pontualidade mundial.

A empresa, que decolou 230 mil vezes em 2016, foi pontual 84,63% dos voos, de acordo com a instituição. A pesquisa, que rastreou mais de 54 milhões de voos em todo o mundo, considera que um voo na hora é aquele que decola até 15 minutos depois do horário previsto.

Na categoria de low cost, ou baixo custo, ela é a segunda companhia aérea mais pontual do mundo, depois da MonarchAirlines, do Reino Unido.

No início da semana, a FlightStats divulgou outra lista de pontualidades e atrasos de companhias aéreas. No entanto, a lista considera apenas empresas com operações globais e, por isso, a GOL não entra na avaliação.

Segundo Sérgio Quito, vice-presidente de operações da GOL, o ranking é resultado de um trabalho árduo que começou com a criação de um núcleo estratégico há cerca de dois anos.

Uma das mudanças foi no planejamento. Para decolar mais cedo, a companhia aérea também começou a se programar com uma antecedência maior. Agora, a escala de voo é feito com uma antecedência mínima de 3 dias. Dessa forma, a empresa já consegue se preparar para problemas meteorológicos ou com aeroportos.

Outras alterações dizem respeito à agenda de sua equipe. Os passageiros não são os únicos com dificuldades em pegar uma conexão apertada: a tripulação também precisava correr para chegar na hora e, por consequência, não atrasar todo o voo. Por isso, a GOL aumentou o MTC (Minumum Conection Time ou tempo mínimo de conexão) de 40 para 60 minutos.

Mais malas, mais atrasos

Por conta da crise no mercado de viagens no Brasil, a companhia aérea começou a fazer mudanças em sua malha aérea, concentrando mais os voos a partir de grandes cidades a partir de 2015.

“Com as mudanças que fizemos, o perfil de cliente mudou e há mais pessoas viajando para o nordeste a lazer, por exemplo”, diz Quito. As pessoas que viajam a trabalho levam apenas uma mochila ou pasta, enquanto quem voa com a família nas férias leva muito mais malas, que levam mais tempo para serem despachadas.

Então, a GOL reorganizou os funcionários em solo para atender melhor os horários de pico. “Não contratamos, mas reforçamos as equipes nos horários mais críticos”, afirmou o vice-presidente de operações.

A alta temporada, que vai de dezembro a janeiro, também ganhou um reforço. Uma aeronave de cobertura ficará de prontidão, caso problemas técnicos atrasem a decolagem de outros aviões. Já havia um avião reserva em Congonhas e a GOL estendeu o serviço ao aeroporto de Guarulhos.

Veja abaixo quais são as companhias aéreas mais pontuais segundo a OAG.

Ranking geral

Ranking Companhia Pontualidade 1 Hawaiian Airlines (HA) 89,87% 2 Copa Airlines (CM) 88,75% 3 KLM-Royal Dutch Airlines (KL) 87,89% 4 Qantas Airways (QF) 87,56% 5 Japan Airlines (JL) 86,74% 6 Flybe (BE) 86,62% 7 Alaska Airlines (AS) 86,05% 8 Iberia (IB) 85,67% 9 Monarch Airlines (ZB) 85,67% 10 Singapore Airlines (SQ) 85,19% 11 Austrian Airlines AG (OS) 84,89% 12 All Nippon Airways (NH) 84,71% 13 VARIG-gol Airlines (G3) 84,63% 14 Virgin Australia International 84,52% 15 Delta Air Lines (DL) 84,29% 16 Finnair (AY) 84,12% 17 Transavia.com (HV) 83,98% 18 Aer Lingus (EI) 83,97% 19 Gulf Air (GF) 82,70% 20 Jet2.com (LS) 82,64%

Companhias de baixo custo

Ranking Companhia Pontualidade 1 Monarch Airlines (ZB) 85,67% 2 VARIG-gol Airlines (G3) 84,63% 3 Transavia.com (HV) 83,98% 4 Jet2.com (LS) 82,64% 5 Germanwings (4U) 82,48% 6 Westjet (WS) 81,36% 7 Southwest Airlines (WN) 81,04% 8 Norwegian Air Shuttle (DY) 79,23% 9 Thai AirAsia (FD) 78,60% 10 Skymark Airlines (BC) 78,32% 11 Eurowings (EW) 77,88% 12 Frontier Airlines Inc. (F9) 76,70% 13 Virgin America (VX) 76,40% 14 IndiGo (6E) 75,27% 15 JetBlue Airways Corporation 75,26% 16 Easyjet (U2) 74,73% 17 Spring Airlines (9C) 74,50% 18 Spirit Airlines (NK) 73,92% 19 Jetstar Airways (JQ) 73,66% 20 AirAsia (AK) 73,52%