CGN/LD
A Força Nacional foi convocada para cuidar da segurança de Corumbá entre 3 e 6 de maio. No dia 5, a cidade é uma das quatro de Mato Grosso do Sul onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos". As demais são Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.
O efetivo deverá atuar nas "atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado", como diz portaria publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.
A Força Nacional deverá atuar junto às forças de segurança de Mato Grosso do Sul.
Estados que também tiveram convocação da Força Nacional para dar suporte às provas em algumas cidades, são Rondônia, Mato Grosso. Pará e Roraima.
Medidas - Um esquema robusto de segurança supervisionado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e reforçado pela Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Militar, além de diversos órgãos governamentais, está sendo preparado.
O objetivo é garantir a lisura do processo e evitar vazamentos ou fraudes, conforme falou ao Campo Grande News na semana passada Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso e responsável pela segurança do Enem.
Uma das novidades será a coleta de dados biométricos dos participantes no dia do exame, seguindo recomendações da Polícia Federal. Eles serão utilizados para identificação dos candidatos em etapas futuras do concurso, bem como na análise de candidatos que concorrem por cotas. Os candidatos também deverão escrever uma frase para análise de grafologia.