Geral
10/07/2013 09:00:00
Documento roubado ou perdido dobra a probabilidade do consumidor sofrer fraudes, alerta Serasa
Os consumidores que tiveram seus documentos ou cheques perdidos, ou roubados, no feriado prolongado de 9 de julho, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian com o objetivo de reduzir o risco e evitar a dor d
Serasa/LD
\n \n Os consumidores que tiveram seus documentos ou\n cheques perdidos, ou roubados, no feriado prolongado de 9 de julho, além de\n fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de\n Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian com o objetivo de reduzir o\n risco e evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais utilizados por\n golpistas. O registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como\n Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e\n título de eleitor) pode ser feito gratuitamente, de maneira prática e segura,\n pela Internet www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373\n 7272, que funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h.\n \n \n \n A partir da inclusão dos dados, as informações\n ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no\n país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas,\n provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo\n indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de\n Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques,\n as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o\n correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques.\n Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base\n de dados da Serasa Experian.\n \n \n \n Pesquisas da\n Serasa Experian apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores\n que tiveram seus documentos perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de\n identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude.\n Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, de janeiro a maio\n deste ano, a cada 15,6 segundos,\n um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por\n criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou\n fazer um negócio apresentando-se com uma falsa identidade.\n \n \n \n O comércio também precisa ficar atento. Estudos dos\n casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções\n antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25% de comprovação\n de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas\n movimentadas e feriados prolongados.\n \n \n \n Na hora de realizar uma venda a prazo, o\n comerciante deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e\n comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no\n estabelecimento. Independentemente do porte, é importante que todas as empresas\n redobrem a atenção, pois aquelas que não investem em recursos básicos e\n acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os\n especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.\n \n \n \n O empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis\n no mercado que ajudam a prevenir fraudes, como é o caso do serviço de Alerta de\n Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade). No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do\n consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço\n dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual é o\n grau de risco para o comerciante.\n \n \n \n \n \n \n