VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
21/12/2023 15:57:00
Em 24 horas, plataforma Celular Seguro recebe quase 300 mil cadastros

CGN/LD

Quase 300 mil brasileiros já acessaram a plataforma Celular Seguro, criada pelo governo federal para coibir furtos de smartphones. Disponibilizado ontem, em 24 horas já são 276.177 cadastros de usuários. Quem ainda não baixou o aplicativo do projeto pode entrar na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Apenas até 8h de quarta-feira, foram registrados 100 mil downloads do aplicativo. O mais surpreendente é que em um dia a ferramenta recebeu 1.213 alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Justiça, Anatel, Febraban e ABR Telecom, o aplicativo visa inutilizar celulares extraviados, seja por furto, roubo ou perda, através de um eficiente sistema de bloqueio de funções de alto risco.

A tecnologia permite que o dono do celular bloqueie todas as funções do dispositivo com um único botão de emergência, escolhendo pessoas de confiança para conceder acesso a essa função. O bloqueio deve ser efetuado em até um dia útil após a comunicação do usuário.

Apesar de 24 horas de espera para a suspensão do serviço, o sistema Celular Seguro busca simplificar o extenso processo de cancelamento de todas as contas associadas ao smartphone. Atualmente, a responsabilidade pelo bloqueio do chip e do dispositivo recai sobre a operadora. O bloqueio da linha telefônica é realizado por meio do número do telefone e o CPF do titular.

Em alguns casos, a pessoa deve entrar em contato com as instituições bancárias para bloquear transações realizadas por meio do aplicativo bancário. Adicionalmente, é crucial suspender os cartões de crédito e débito para prevenir possíveis prejuízos financeiros.

No caso de o dispositivo ter acesso à internet, há a opção de apagar as informações armazenadas no smartphone. Em dispositivos Android, essa funcionalidade está disponível em android.com/find. Já os iPhones oferecem esse recurso em icloud.com/find.

Em ambas as situações, o usuário pode enfrentar dificuldades ao tentar acessar essas plataformas por meio de um celular de terceiros. Entretanto, por meio do aplicativo Celular Seguro, todas essas etapas poderão ser realizadas de uma vez só, por meio de outros celulares de segurança ou de um computador.

Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.