VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
26/05/2022 13:00:00
Em Mato Grosso do Sul, 21% dos contribuintes ainda não declaram Imposto de Renda

Midiamax/LD

Segundo a Receita Federal, em Mato Grosso do Sul, até a manhã desta quinta-feira (26), foram entregues 382 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021, o que representa 79% do total possível. A expectativa é que até o prazo final, que se encerra no próximo dia 31, sejam apresentados 478 mil documentos.

Prazo final para declaração do Imposto de Renda

Vale lembrar que as entregas das declarações de imposto de renda devem ser feitas até dia 31 de maio. Declarações feitas após o prazo geram multa, que corresponde a 1% ao mês sobre o imposto devido, o limite é de 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Restituições

As restituições do Imposto de Renda seguem o cronograma já estabelecido com o primeiro lote previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes nos dias 30 de junho e de julho. O quarto lote de restituições está previsto para 31 de agosto; já o quinto, para 30 de setembro.

O recebimento da restituição respeita uma ordem de prioridade, que é:

Idosos, com prioridade dentre esses para os maiores de 80 anos;

Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

Demais contribuintes.