CGNEWS/LD
Com média de novos casos de covid-19 em cerca de 207 ao dia, o Governo de Mato Grosso do Sul mantém apenas três obrigações sanitárias a estabelecimentos e população para contenção da transmissão da doença e acabou com a limitação de pessoas em espaços comuns quando as bandeiras de classificação estiverem em cinza ou vermelho.
Deliberação do comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) publicada hoje no Diário Oficial do Estado retirou itens até então em vigor, como a capacidade máxima entre 30% e 50% nos lugares, quando a classificação de risco estivesse em cinza ou vermelho respectivamente e liberou a ocupação normal em todos os tipos de estabelecimentos.
Os locais deverão apenas, “observar o protocolo de biossegurança aplicável a cada setor”. Mesmo assim, no atual mapa do Prosseguir divulgado hoje e válido até 22 de setembro, Campo Grande e mais 15 cidades ainda estão na bandeira vermelha, entre elas Dourados e Três Lagoas. Confira abaixo como está a classificação de cada município.
Conforme o documento, mantém-se obrigatório em todo território sul-matogrossense o uso de máscaras para circulação em geral e também, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas em todas as localidades. A deliberação é específica quanto à ocupação dos estabelecimentos que realizam atividades econômicas.
Mato Grosso do Sul tem até o momento 370.341 casos confirmados de covid-19 desde o começo da pandemia, em março do ano passado e 9.439 pessoas que morreram depois de contrair a doença. De ontem para hoje houve 117 novas confirmações e seis óbitos.