CE/LD
Às vésperas do prazo final do calendário anual de licenciamento de veículos, previsto para encerrar na próxima quinta-feira (31), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) divulgou nesta terça-feira (22) que 28,46% dos veículos de MS ainda estão irregulares com o licenciamento de 2024.
Com base em dados coletados na última semana pelo órgão de trânsito, o Estado ainda possui 516.990 veículos sem licenciamento, de uma frota de 1.816.729 de veículos.
No início do mês, o mesmo número de veículos irregulares no Estado correspondia a 48% de toda a frota, com um contingente de 931.840 carros, motos e caminhões em débito com o licenciamento.
O vencimento do licenciamento ocorre de maneira escalonada ao longo do ano de acordo com número final das placas.
Em abril, venceram as placas com finais 1 e 2, em março, as placas com final 3, em junho, finais 4 e 5, já em julho foi a vez dos veículos com final da placa 6, agosto finais 7 e 8, em setembro final 9
Atualmente, conforme o calendário anual para licenciamento, os veículos de placas com final 0 ainda têm a oportunidade de realizarem o pagamento da taxa e se regularizarem.
Como pagar?
Para realizar o pagamento da taxa e consequentemente licenciar seu veículo, o proprietário do veículo pode acessar online o portal do Detran - MS ou via aplicativo. Caso deseje, também é possível procurar uma das agências do Departamento Estdual de Trânsito.
Após a regularização, o proprietário pode emitir o Certificado de Registro Veicular (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).
O porte do CRLV é obrigatório e deverá ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, seja o documento físico impresso ou digital por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Sem licenciamento
Circular com um veículo que não possui o licenciamento em dia pode gerar uma série de problemas. Segundo o Detran, a infração, considerada gravíssima, resulta em uma multa de R$ 293,47 e a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, o automóvel pode ser apreendido e encaminhado para o pátio do do departamento de trânsito.