VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
03/12/2013 09:00:00
Horticultura vira meio de profissionalização em presídio de Rio Brilhante
Com um grande índice de custodiadas provenientes do meio rural, o Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante está investindo na horticultura como forma de reinserção social.

Notícias MS/LD

Foto: Divulgação/EPFRB
Com um grande índice de custodiadas provenientes do\n meio rural, o Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhantenbsp;está\n investindo na horticultura como forma de reinserção social. Além do cultivo de\n hortaliças, são constantes as capacitações em manejo de horta, desenvolvidas em\n parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato\n Rural local.
\n
\n A última capacitação foi realizada no final de outubro, com a participação de\n 12 reeducandas. Elas receberam, por meio de aulas teóricas e práticas, noções\n sobre plantio, viveiros, mudas, como fazer canteiros, entre outras. “Elas\n aprenderam desde a definição de local de plantio, até semeadura, adubação e\n colheita”, explicou a engenheira agrônoma Dinamar Prado Espíndola Mondini,\n instrutora do curso.
\n
\n A reeducanda Célia Costa foi uma das capacitadas em horticultura. Com\n experiência já na área, ela garante que o conhecimento adquirido no curso irá\n aperfeiçoar seu trabalho. “A gente teve aula sobre compostagem, aprendeu a\n fazer o adubo orgânico, e eu tenho plano de fazer esse adubo em pacotes para\n vender”, disse.
\n
\n De acordo com a diretora do presídio, Vera Lúcia dos Santos, a\n profissionalização das detentas é fundamental no processo de ressocialização.\n "Elas saem daqui mais motivadas, e enquanto ainda estão aqui se ocupam com\n algo produtivo", ressaltou. A ação, destaca a dirigente, ajuda também a\n reforçar a alimentação das custodiadas e servidores penitenciários.nbsp;
\n
\n Outra iniciativa importante, conforme a diretora, é a contribuição com\n instituições assistenciais. “Já fornecemos verduras ao lar da criança”,\n comentou. “Poderíamos até fazer mais doações, porém é necessário que as\n instituições tenham disponibilidade de buscar aqui”, informou.
\n
\n Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhantenbsp;está localizado na rua\n Expedicionário Hugo Gonçalves, s/nº, Vila Nova Esperança.