Da assessoria/SF
Na tarde desta quinta-feira (8), a diretoria do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva se reuniu com responsáveis técnicos de todos os setores para apresentação dos números do último quadrimestre de 2023 (setembro a dezembro).
A explanação detalhada contou com a presença do prefeito de Coxim, Edilson Magro, que mais uma vez se inteirou dos números produzidos pelo hospital. Ele deixou a reunião satisfeito.
“Temos problemas pontuais a serem resolvidos? Sim. Contudo, o Hospital Regional nunca esteve tão bem, do ponto de vista clínico e administrativo”, ponderou o prefeito.
Durante a apresentação, os responsáveis pelos setores do administrativo demonstraram que, apesar das dívidas herdadas, desde 2021 o hospital tem trabalhado no azul, comprovando eficiência para equilibrar receitas e despesas.
A contabilidade mostrou que no período citado, o caixa recebeu pouco mais de R$ 13 milhões, de recursos federais, estaduais e municipais. Segundo o contador Fábio Lima, 51% desse montante foram destinados para folha de pagamento, 25% a serviços médicos e 24% para custeio.
O diretor-administrativo Michael Bittencourt esclareceu que o último quadrimestre sofreu um impacto financeiro com a folha de pagamento por conta da implantação do piso da enfermagem, somado ao 13º salário. “Apesar do aporte financeiro do governo Federal, parte dos encargos (FGTS) do piso da enfermagem saíram das contas do hospital”, enfatizou.
O enfermeiro Walisson Vieira mostrou que o Pronto Socorro fez mais de 12,7 mil atendimentos entre os meses de setembro e dezembro. Já as internações ultrapassaram 1,2 mil no mesmo período e os exames 7,1 mil.
De acordo com a enfermeira Mayza Pizi Bonini, no último quadrimestre foram realizadas 681 cirurgias, média de 170 ao mês nas mais diversas especialidades. Dessas, 346 foram realizadas pelo programa Mais Saúde Menos Fila, em parceria com o governo do Estado.
A diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Berigo, parabenizou a equipe e passou orientações para que os números sejam ainda melhores no próximo quadrimestre, “Vamos trabalhar para ampliar os serviços, com foco na qualidade do que estamos ofertando aos usuários do SUS, o Sistema Único de Saúde”, salientou. Fernanda aproveitou para cobrar que todos os setores invistam em capacitações para as respectivas equipes.
Ao final da apresentação quadrimestral, o diretor-geral Devanir Rodrigues Pereira Júnior falou da importância de se trabalhar em equipe, ressaltando que cada funcionário é importante para o funcionamento do hospital. “A gente sempre pode melhorar. Contem com a diretoria que está sempre de portas abertas para atender quem trabalha aqui e, principalmente, quem aqui é atendido”, finalizou.