Luma Danielle Centurion
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na terça-feira, 15, o prazo para inscrições de trabalhos na edição 2020 das Feiras de Ciência e Tecnologia. Este ano, os eventos serão realizados de forma virtual em virtude da pandemia.
Podem participar estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada de ensino, além de ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos integrados após novembro do ano passado.
O edital com todas as regras de participação nas Feiras está publicado na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições - Devem ser feitas pelo orientador no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, cujo acesso está disponível na página das Feiras.
A submissão prevê o cadastro das informações sobre o trabalho, orientador e demais autores, além do resumo expandido, elaborado de acordo com os modelos disponibilizados na Central de Seleção do IFMS.
Também é necessário um vídeo sobre o projeto, com duração de dois a cinco minutos, que deve ser submetido no YouTube. O IFMS disponibilizou um passo a passo das inscrições com dicas para os estudantes na hora de gravar o vídeo, e sobre os procedimentos da submissão do trabalho de pesquisa no sistema.
Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.
Feiras de Ciência e Tecnologia - Fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, que será realizada entre 19 e 23 de outubro, com o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.
A exposição dos trabalhos será promovida pelos campi Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).
Todos os autores receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:
1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental;
melhor vídeo;
melhor relatório;
melhor projeto na categoria nível médio/técnico.
A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo Facebook, no dia 23 de outubro.
Semana de Ciência e Tecnologia - Pela primeira vez desde que começou a ser organizado, em 2010, o evento será virtual. Parte das atividades será realizada conjuntamente entre os campi, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).
Além das Feiras de Ciência e Tecnologia, também estão previstos minicursos, oficinas e palestras. As atividades serão oferecidas em salas virtuais.
O evento é promovido em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) – e que ocorrerá em todo o país.