Geral
01/01/2014 08:43:36
IPI para carros sobe a partir desta quarta e deve impactar nos preços
O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros sobe a partir desta quarta-feira (1º), mesmo dia em que entra em vigor a obrigatoriedade de freios ABS e airbags em 100% dos carros produzidos a partir deste ano.
G1/LD
O\n Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros sobe a partir\n desta quarta-feira (1º), mesmo dia em que entra em vigor a \n obrigatoriedade de freios ABS e airbags em 100% dos carros produzidos a \n partir deste ano.\n Essas duas medidas tendem a elevar os preços dos carros em 2014 e podem impulsionar a inflação.\n Segundo informou em dezembro o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o \n preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8% para a inclusão de \n airbag e ABS, o equivalente a uma alta de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil por \n automóvel.\n A alta do IPI vai levar a um aumento da arrecadação de R$ 956 milhões \n entre janeiro e junho de 2014, segundo cálculos do Ministério da \n Fazenda.\n Alíquotas do IPI\n Para os carros populares (1.0), a alíquota, que estava em 2% até o fim \n de 2013, passa a ser de 3% a partir do início deste ano. Ela fica assim \n até 30 de junho de 2014, quando o governo então vai avaliar se haverá \n novo aumento, para 7% alíquota que vigorava antes de o governo \n determinar a redução do IPI, no início de 2012.\n Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota de IPI, que foi \n de 7% até o fim do ano passado, subiu para 9% nesta quarta. E pode \n retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo.\n Já para os veículos com mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a \n alíquota subiu de 8% para 10% nesta quarta-feira e pode avançar para 13%\n em julho.\n Veículos utilitários tiveram alta do IPI dos 2%, que vigoravam até o fim\n de 2013, para 3% em 1º de janeiro. A partir de julho, o imposto pode \n subir para 8%.\n Para os utilitários usados para transporte de carga, a variação será a \n mesma agora. Em julho, porém, se houver alta, ela será para 4%.\n Excesso de estoque levou a IPI menor\n O governo mexeu no IPI em maio de 2012, quando as montadoras estavam com\n estoques acima da média. O objetivo foi estimular vendas e evitar \n demissões.\n Inicialmente, o imposto foi zerado para carros 1.0 e as alíquotas dos \n demais foi reduzida. O desconto no IPI fez a indústria automobilística \n bater recordes nos meses seguintes.\n Em janeiro de 2013, o IPI começou a ser recomposto, com um aumento em \n todas as categorias, assim a alíquota para carros 1.0 saiu de zero para \n 2%, por exemplo. As alíquotas de janeiro foram mantidas até o fim do ano\n passado.\n A produção de veículos em 2013 bateu, já em novembro, o recorde \n histórico, com 3,5 milhões de unidades produzidas, superando a então \n marca inédita de 2011. Os números fechados de vendas serão divulgados \n nos próximos dias.