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Geral
23/05/2013 10:58:00
Mais de 60% dos alunos de escola pública têm computador em casa, indica pesquisa
O número é crescente desde 2010, primeiro ano do levantamento, quando o percentual era 54%. No ano passado, essa proporção entre estudantes da rede pública já tinha avançado para 56%.

Agência Brasil/LD

\n \n A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem\n computador em casa, aponta a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação\n (TIC) Educação 2012, divulgada hoje (23) pelo Comitê Gestor da Internet no\n Brasil (CGI.br). O número é crescente desde 2010, primeiro ano do levantamento,\n quando o percentual era 54%. No ano passado, essa proporção entre estudantes da\n rede pública já tinha avançado para 56%. \n \n A abordagem reuniu informações de 856 escolas públicas e privadas,\n selecionadas a partir do Censo Escolar de 2011. Foram entrevistados professores\n de português e matemática, alunos dos ensinos fundamental e médio, além de\n coordenadores pedagógicos e diretores. \n \n Também houve avanço do acesso à internet pelo celular entre os\n alunos de escolas municipais e estaduais: crescimento de 14 pontos percentuais\n na comparação com 2011, alcançando 44% dos entrevistados. No ensino privado, a\n proporção de estudantes que acessam internet pelo celular é maior, atingindo\n 54% dos entrevistados. \n \n Em relação aos professores, a pesquisa mostra que a presença do\n computador e da internet em casa está próxima da universalização. No último\n levantamento, o percentual já chegava a 96%. A maioria deles tem o computador\n como suporte para desenvolver habilidades e usa a internet para manter contatos\n informais com outros educadores. \n \n O estudo chama a atenção ainda para a necessidade de ampliar\n políticas públicas de incorporação das tecnologias digitais no ambiente escolar.\n A sala de aula, por exemplo, ainda não incorporou plenamente o uso dessas\n ferramentas, apesar de ter aumentado o uso de computadores entre os professores\n durante as atividades. A prática de ensinar os alunos a usar o computador e a\n internet – que é feita de forma esporádica – ainda é a atividade escolar em que\n mais se aplica essas tecnologias. \n \n Do ponto de vista da infraestrutura, as escolas analisadas\n apresentaram maior presença de computadores portáteis, o que revela uma\n possibilidade de uso dessas tecnologias para além das tarefas de gestão escolar\n ou das atividades nos laboratórios de informática. Entre os fatores limitantes\n para esse uso, no entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a\n velocidade de conexão à rede. \n \n \n \n \n