CE/LD
Moradores que residem em volta do condomínio de luxo Nasa Park em Jaraguari, relatam que perderam tudo, após rompimeno da barragem privada na manhã desta terça-feira (20). Além da plantação de mandioca e milho, a força da água arrastou vários animais como galinhas e até uma leitoa que estava prenha.
O cenário em plena BR 163, que também foi invadida pela água e lama é de destruição. Thiago Lopes é autônomo e mora com a família entorno do residencial. A casa dele foi atingida com a grande quantidade de lama que desceu após o rompimento. Segundo o morador, a tragédia já era anunciada.
"Já aconteceu outras vezes, não nessa magnitude, mas em proporções menores. Sempre comentamos que isso aconteceria, desde que o 'Nasa' foi feito. Não foi nenhuma, nem duas, nem dez vezes que dissemos que isso iria acontecer. Alguém vai ter que dar conta desse prejuízo aqui, porque çao foi eu que represei um córrego em cinco hectares. E meu vizinho que perdeu maquinário, como que faz? Aqui o descaso é um absurdo com as partes ambientais", detalha.
A família de Thiago só conseguiu se salvar porque saiu à pressas, se deslocando para o ponto mais alto da região, onde a água ainda não havia invadido as casas.
Conforme o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Major Fábio, a corporação recebeu a primeira ligação comunicando o rompimento da barragem às 9h31 da manhã.
Na ocasião, não havia informações sobre vítimas ou feridos. Até o momento, o Corpo de Bombeiros havia recebido a informação de três casas destruídas.
"Conseguimos captar com o uso do drone um veículo danificado que estamos tentando acessar para poder verificar se há ou não vítimas ou somente é um veículo que foi arrastado. A nossa preocupação em linha de trabalho até o momento é principalmente procurar possíveis vítimas ou alguma pessoa que possa ter sido pega de surpresa", explica o major.
A moradora Gabriele xxx também passou por apuros ao saber do rompimento. " medo dela quando ligou para avisar o filho autista de 14 anos que estava no local, que o rompimento repetisse na capital o que foi a tragédia de Brumadinho em Minas
O prefeito da cidade, Edson Rodrigues Nogueira, garantiu que a barragem era regular e já havia passado por fiscalização da Prefeitura, mas atribuiu a responsabilidade à Nasa Park Empreendimentos Ltda, empresa responsável pelo loteamento.
"É regular, tudo certinho, até onde a gente sabe. Eu conversei com o dono do Nasa Park, a gente ia lá e via um lago normal, sabe? É uma coisa que pegou todo mundo de surpresa, por que como é que foi romper aquilo ali?", questionou Edson Rodrigues Nogueira.
Nossa reportagem entrou em contato com os administradores do condomínio Nasa Park mas até o momento, não recebemos retorno.