CGN/LD
O humorista Ary Toledo, 87 anos, morreu neste sábado (12). A informação foi confirmada na página das redes sociais do artista. A causa do óbito ainda não foi divulgada.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta, Mestre”, publicaram.
O velório será na tarde hoje, a partir das 14h, no Ossel Memorial, localizado no Centro de São Caetano do Sul (SP). O sepultamento está marcado para às 19h.
A última passagem do artista na Capital foi em 2014, quando apresentou o “5.0” em comemoração aos 50 anos de palco. O ator, compositor, cantor, teatrólogo e dublador era casado com a três-lagoense, ex-jurada do Programa Raul Gil e ex-vedete Marly Marley, que já faleceu há dez anos.
Quem era? -Ary Toledo, filho de Desolina Christoni e Antônio de Toledo, nasceu em Martinópolis, São Paulo, e foi criado em Ourinhos. Mudou-se para São Paulo aos 22 anos, onde começou sua carreira no Teatro de Arena. Cinquenta anos depois, tornou-se um renomado humorista e cantor satírico, compilando mais de 90 mil piadas que apresentou em shows, discos e programas de TV. Torcedor do Corinthians, popularizou frases atribuídas ao presidente Vicente Mateus.
Durante a ditadura militar, foi preso após uma piada sobre o Ato Institucional V, mas rapidamente liberado. Foi casado por mais de 40 anos com Marly Marley, ele começou sua carreira artística aos 12 anos, incentivado por sua mãe. Destacou-se musicalmente com a canção "Pau de Arara", de Vinícius de Moraes. Conheceu figuras como Vinícius e Elis Regina, que o encorajaram a seguir a comédia. Ary é considerado um dos maiores humoristas do Brasil, e durante a pandemia, escreveu cinco mil novas piadas.