CGN/LD
O Governo de Mato Grosso do Sul pagará R$ 7.039.294,88 por prova que medirá o nível de aprendizado nas escolas públicas. Alunos das redes municipais e da Rede Estadual de Ensino devem fazer provas de Português e Matemática, enquanto as crianças dos anos iniciais passarão por teste de alfabetização, em novembro deste ano.
No ano passado, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi a responsável pela aplicação das provas do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), mas a SED (Secretaria Estadual de Educação) decidiu voltar a contratar, em 2024, a Universidade Federal de Juiz de Fora, que já atuou no Estado.
A contratação milionária foi feita por dispensa de licitação, segundo o secretário de Educação, Helio Daher, por causa da expertise da instituição. Na UFJF, funciona o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).
“Eles são referência. A Federal de Juiz de Fora já é a responsável pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)”, explica o titular da SED.
Os resultados das provas guiam o Estado na implementação de política públicas para a Educação e também servem como base de cálculo para outros estudos nacionais.
O extrato do contrato está publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11).