VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
06/08/2024 10:22:00
MS será representado por time da UFMS em competição de futebol de robôs

CE/LD

A Mega Júnior, time de empresa júnior (EJ) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), mais especificamente da Faculdade de Computação (Facom), representará o estado na 1ª edição do Campeonato Nacional de Futebol de Bots, organizado pela Liga Nacional de Lugo Bots.

A competição vai acontecer entre os dias 6 de agosto e 3 de setembro e reúne outras seis empresas juniores da área de tecnologia da informação de diferentes instituições federais brasileiras. Além de representar o Mato Grosso do Sul, a Mega Júnior também será a única da região Centro-Oeste presente no torneio.

Segundo consta no site da organização, o campeonato se define por "uma competição acirrada onde 7 universidades se enfrentam em uma batalha de programação e inteligência artificial". Ou seja, os participantes desenvolvem algoritmos para controlar seus "robôs" em partidas de futebol simuladas.

Ainda no portal da Liga Bots, a Mega Júnior tem um ótimo retrospecto em sua história, com 126 jogos, 109 vitórias, 12 derrotas e cinco empates. A missão da empresa júnior sul-mato-grossense é "proporcionar o desenvolvimento profissional e social dos membros através da vivência empresarial, com o propósito de impactar positivamente a sociedade com líderes éticos e comprometidos com o empreendedorismo". A EJ foi fundada em novembro de 2019 e é composta por acadêmicos de computação da UFMS.

As equipes participantes da competição deste ano são:

Info Jr (Bahia - UFBA)

Mega Jr (Mato Grosso do Sul - UFMS)

Ecomp (Paraná - UFPR)

Brainstorm (Pará - UFPA)

Ejcm (Rio de Janeiro - UFRJ)

EJ Pixel (Santa Catarina - UFSC)

ICMC Jr. (São Paulo - USP)

A fase inicial da competição ocorrerá entre os dias 6 e 10 de agosto. A equipe da UFMS enfrentará todas as outras equipes, com os jogos sendo transmitidos pelo canal Lugo Bots a partir das 19h (horário de MS).

Os quatro melhores colocados nesta etapa avançarão para a fase final, onde disputarão um prêmio de R$ 2,3 mil, uma licença plus para um dos maiores cursos de tecnologia da América Latina e o título de campeão nacional de Lugo Bots.