CGN/LD
Um helicóptero do Governo de Mato Grosso do Sul seguirá para o Amazonas no domingo (1º), onde será usado para combate a incêndio de grande proporção. O pedido foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), ao governador Eduardo Riedel (PSDB), na noite de quinta-feira (28).
O incêndio atinge área de floresta no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, a Capital do Amazonas. Além da aeronave, será emprestado um equipamento chamado de bambi-bucket, uma cesto para despejar a água sobre as chamas.
Ainda não foi definido por quanto tempo o helicóptero permanecerá no Amazonas. A aeronave não fará falta a MS nestes dias, pois o governo tem ainda outras quatro, sendo dois helicópteros e dois aviões Air-Tractor.
Os aviões têm capacidade de transporte de até 3,1 mil litros de água e são equipados para combate a incêndios florestais. Os incêndios que atingiram áreas em Bonito e na região do Pantanal já foram controlados.
Emergência- Até ontem (28), Manaus, a capital do Amazonas, registrou dois focos de queimadas. Já municípios do interior tiveram 58 ocorrências, nos últimos dois dias. Entre os municípios atingidos estão Autazes, Novo Airão e Iranduba.
Além disso, a Prefeitura de Manaus decretou, ontem (28), situação de emergência por causa da seca que atinge o Rio Negro. O rio atingiu a cota de 16,11 metros, nível considerado muito baixo para o período.