VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
27/09/2023 10:58:00
Parceria vai garantir doação de material genético para melhoria de rebanho bovino em MS

G1MS/LD

Parcerias firmadas entre entidades do setor pecuário, o governo de Mato Grosso do Sul, uma instituição de pesquisa e uma entidade de fomento ao empreendedorismo vão possibilitar a doação de material genético e a difusão de tecnologias para a melhoria do rebanho bovino do estado, o termo foi assinado nesta segunda-feira (25).

Pela parceria serão doadas 10 mil doses de sêmen de reprodutores que fazem parte de programas de pesquisa e desenvolvimento genético, como o Embrapa Geneplus, a produtores associados a Novilho Precoce MS e a Associação Pantaneira de pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO).

“Esses animais têm uma carga genética significativa e são altamente avaliados”, disse o pesquisador da Embrapa, Eriklis Nogueira.

“A Embrapa com esse olhar de fazer a transferência de tecnologia e a secretaria com esse objetivo de fazer o alinhamento institucional e tendo parceiros tão importantes e entidades como Famasul, Senar/MS, e as associações envolvidas, eu tenho certeza que vai sim colaborar e muito para o desenvolvimento e manutenção da atividade no MS”, ressaltou o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do estado, Rogério Beretta.

Além disso, a Novilho Precoce MS firmou parceria com o Sebrae/MS para oferecer aos associados serviços relacionados à inseminação, incluindo protocolos de IATF, Fertilização In Vitro e ultrassom de carcaça, com 70% do custo coberto pela parceria. Esses serviços estão disponíveis para produtores com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, por meio do programa Sebraetec.

“Os produtores associados interessados devem entrar em contato para obter mais informações sobre essa e os demais benefícios oferecidos pela associação”, pontuou o presidente da novilho Precoce MS, Rafael Gratão, completando que serão oferecidas 15 mil IATFs, 5 mil ultrassons de carcaça e mil fertilizações in vitro

Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS, enfatizou o desafio de realizar 15 mil IATFs, 5 mil Ultrassons de Carcaça e mil fertilizações in vitro.