Geral
15/04/2013 10:41:47
São Paulo deve deixar calendário da F1, diz promotor do Mundial
São Paulo está próximo de ficar fora do calendário da Fórmula 1 em 2014. E dependendo da evolução dos fatos, o Brasil também ficará.
Agência Estado/LD
\n \n São Paulo está próximo de ficar fora do\n calendário da Fórmula 1 em 2014. E dependendo da evolução dos fatos, o Brasil\n também ficará. É o que afirmou Bernie Ecclestone, promotor do Mundial, ao\n jornal O Estado de S. Paulo, no último domingo, em Xangai, em entrevista\n exclusiva. As promessas de reforma de Interlagos não foram cumpridas. Agora,\n chega. Não fosse a relação antiga e os sentimentos que me ligam ao Brasil, a\n Fórmula 1 já não estava mais lá. \n \n Há\n muito Ecclestone vem exigindo da Prefeitura de São Paulo a adequação do\n autódromo às necessidades atuais da Fórmula 1. O traçado é um dos melhores do\n mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior\n do calendário. Não é preciso ser como isto aqui (o circuito chinês de Xangai,\n que recebeu o GP da China no último domingo), mas deve atender às nossas\n necessidades operacionais. \n \n O\n dirigente inglês, que levou a Fórmula 1 para o Brasil em 1972, disse que se\n colocou numa situação difícil com sua condescendência em relação à prova de São\n Paulo. Não podemos mais cobrar nada dos outros autódromos com Interlagos ano\n após ano mantendo-se como está. Os demais administradores sabem o que é\n Interlagos, isso nos desmoraliza. \n \n Segundo\n Ecclestone, os representantes das equipes dizem que não há espaço para guardar\n as panelas e os alimentos, e que as reuniões têm de ser feitas dentro dos boxes\n por causa da ausência de salas, dentre outros constrangimentos. Nem em pistas\n de rua, como Mônaco, Melbourne e Montreal, enfrentamos essas dificuldades. \n \n A\n equipe do ex-prefeito Gilberto Kassab realizou um projeto, definido junto com\n integrantes da FIA, para reestruturar o autódromo com a criação de nova área de\n boxes, salas, banheiros e paddock no início da Reta Oposta. Tudo segue o padrão\n de exigência da entidade. E incluiu o valor da obra, estimado em R$ 120\n milhões, no orçamento da Prefeitura deste ano. \n \n O\n atual prefeito, Fernando Haddad, contudo, não iniciou os trabalhos. Este ano\n não espero mudanças. Mas se o autódromo não estiver na condição que a Fórmula 1\n necessita em 2014 não iremos a São Paulo, garante Ecclestone. \n \n O\n Brasil está fora, então, do calendário? Se até antes da definição do\n calendário não tivermos garantias de o autódromo estar como exige a Fórmula 1,\n sim. Não vamos sequer usar o tradicional asterisco de sujeito a melhorias no\n autódromo. Temos de saber já antes, de São Paulo ou outra cidade do Brasil. \n \n SANTA\n CATARINA DE OLHO - A primeira versão do calendário é distribuída, em geral, no\n fim de julho, e Ecclestone diz ter alternativas a São Paulo. Estive antes do\n Natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição\n daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá. A convite do\n governador do Estado, Raimundo Colombo, e um grupo de empresários, o dirigente\n viu de perto o que seria feito caso aprovasse a mudança do local do GP do\n Brasil. \n \n Acredito\n que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras. E o Rio de Janeiro\n também me procurou, mas lá seria um pouco mais difícil. \n \n No\n caso de Santa Catarina, seria construído um autódromo concebido pelo arquiteto\n de quase todos os circuitos mais recentes do calendário, o alemão Herman Tilke,\n na cidade de Penha, no litoral Norte, integrado ao Parque Beto Carrero. \n \n Essa\n mesma disposição de criar as condições para receber a Fórmula 1 Ecclestone\n disse não sentir nas autoridades de São Paulo. Cansei das promessas. Fui\n informado de que a cidade não vai fazer parte da Copa das Confederações porque\n o estádio não estará pronto. Com a Fórmula 1 acontecerá o mesmo. \n \n \n \n \n